segunda-feira, 9 de julho de 2012

SANTO ANTÓNIO DA POLANA IGREJA CATÓLICA DE MAPUTO MOÇAMBIQUE COMEMOROU CINQUENTA ANOS

"Maputo: Santo António da Polana faz 50 anos
Igreja-polana maputoCentenas de crentes da Igreja Católica e de outras congregações religiosas juntaram-se ontem para celebrar a passagem dos 50 anos da fundação da Paróquia Santo António da Polana, na cidade de Maputo. Tratou-se de um momento de festa, em que para além da celebração eucarística foram narradas todas as etapas da construção daquela igreja bem como da própria fundação da paróquia, em Julho de 1962.A celebração eucarística foi presidida pelo cardeal Dom Alexandre Maria dos Santos e, para além dos crentes, foi testemunhada pela Ministra da Justiça, Benvinda  , em representação do Chefe do Estado, o presidente do Município de Maputo David Simango e a governadora da cidade de Maputo, Lucília Hama.Para além da necessidade de as pessoas fortificarem a sua fé, os presentes foram convidados a preservar a paz, seus valores, sua importância para o bem-estar e como um dos elementos fundamentais para o desenvolvimento do país.Na sua intervenção, a ministra Benvinda Levi afirmou que a Igreja da Polana é um símbolo patrimonial da cidade de Maputo, tendo apelado aos crentes para continuarem os seus esforços para a preservação da paz.Por sua vez, o presidente do Município de Maputo, David Simango, que é padrinho da celebração do jubileu da igreja, agradeceu a confiança e manifestou a sua disposição de contribuir para a preservação daquele templo.Entretanto, a ocasião serviu para se falar das necessidades porque a Igreja da Polana passa para a sua preservação e manutenção. O pároco, frei Amaral Bernardo, explicou que no cume do edifício há pontos que estão a admitir a infiltração de águas.“Quando chove muitas vezes a assembleia é obrigada a afastar se do centro da igreja porque pode molhar e os vidros em volta do edifício também precisam de ser substituídos porque já não estão em condições”, disse o frei Amaral Bernardo, acrescentando que a igreja também tem problemas do soalho cujos ladrilhos estão a descolar.Acrescentou que todos estes materiais são de difícil acesso no país daí a necessidade da sua importação. “O último orçamento que nos foi apresentada por algumas empresas do ramo de construção indica que são necessários 589 mil dólares norte-americanos para a realização destes trabalhos”, afirmou.A celebração de ontem foi a primeira de várias actividades que ao longo do ano serão realizadas pela passagem do jubileu de ouro da Igreja Santo António da Polana". Fonte Rádio Moçambique.

2 comentários:

  1. Obra prima do arquitecto Nuno Craveiro Lopes, meu pai.Conta-se a propósito da igreja de Sto António da Polana, que apesar de não ter cobrado honorários pelo seu trabalho à ordem dos Franciscanos, congregação religiosa que o contratou para projectar e acompanhar a construção da igreja, os padres desvirtuaram grande parte da beleza do seu projecto original, modificando o seu enquadramento, fazendo construir 2 "barracões" junto à igreja, para os aposentos e salão de festas, e principalmente adulterando a disposição interior do altar-mor, que ficava não onde está hoje junto a uma das paredes, mas no centro da igreja, directamente debaixo da cúpula, onde o efeito da luz ao longo do dia era mágico, refletindo-se imponentemente no chão de mármore branco que também foi trocado por ladrilhos castanhos. Ou seja, nas cerimónias os crentes ficariam sentados todos em círculo à volta do altar-mor, iluminado pelos vitrais coloridos da cúpula que se reflectiam em todo o templo, o que é conceptualmente muito mais belo e dinâmico que o que acabou por ser imposto pelos padres no fim. Tudo isto o desgostou profundamente e fez com que cortasse relações com a congregação.

    ResponderEliminar
  2. Muito grato pelo excelente comentário, enriquecedor legitimo da história que falta contar.Por curiosidade tive um Tio Avô Coronel Alberto Macedo Pinto que este sob as ordens do General Craveiro Lopes. Conheci um Governador em Tete Craveiro Lopes, conheci um Coronel Craveiro Lopes.O conhecimento que tenho e a memória que guardo é de uma familia que Portugal nunca deveria esquecer. BEM HAJA!

    ResponderEliminar