quinta-feira, 5 de julho de 2012

REN PORTUGUESA CONCLUIU COM DE PARTICIPAÇÃO DE 7,5% EM CHORABASSA HCB

"Portuguesa REN concluiu compra de 7,5% da HCB por 38,4 milhões 

Hcb teteA portuguesa REN concluiu esta terça-feira a compra de 7,5 por cento da Hidroeclétrica de Cahora Bassa (HCB), por 38 milhões de euros, participação que admite vender para entrar em novos projectos em Moçambique, segundo informação prestada ao mercado."No seguimento do preenchimento de todas as condições previstas no contrato, foram as ações representativas de 7,5 por cento do capital social da HCB transmitidas na presente data para a REN, tornando-se esta consequentemente titular das referidas ações", disse hoje (3), em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) de Portugal. Em abril, já tinha ficado acordado entre a empresa pública Parpública e a REN a venda de 7,5 por cento da empresa Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) por 38,4 milhões de euros.

No entanto, foi preciso esperar pela assembleia-geral da HCB, em que foi dado consentimento à transmissão de ações, para que o negócio se concretizasse, explica a mesma nota. Portugal tinha até este ano 15 por cento da Hidroeléctrica de Cahora Bassa, tendo sido vendida essa parcela em partes iguais a uma empresa moçambicana e à portuguesa REN. Joaquim Reis, presidente da Parpública, disse em abril à Lusa que Portugal encaixa 97 milhões de dólares (76,9 milhões de euros à taxa de câmbio atual) com a venda dos 15 por cento. O responsável adiantou também que a REN "paga ligeiramente mais" do que a parte moçambicana devido a garantias que alcançou de participação em projectos no país. No comunicado enviado ao mercado, a REN afirma que com esta aquisição "pretende reposicionar-se no mercado de energia moçambicano, com particular incidência no mercado de transporte de energia". A empresa quer ainda "vir a participar no Projecto da Espinha Dorsal da Rede Eléctrica Nacional como parceiro tecnológico e prestador de serviços, mediante a aquisição de participações em sociedades detidas, directa ou indirectamente pela EDM [Electricidade de Moçambique], constituídas ou a constituir no âmbito e para os efeitos da implementação do referido projecto".
Caso essas aquisições pela REN se venham a verificar, tal implicará "a alienação à EDM ou a qualquer sociedade na qual a EDM exerça uma influência dominante, por parte da REN, da sua participação de 7,5 por cento no capital social da HCB", conclui o comunicado enviado pela empresa ao mercado" Fonte Rádio Moçambique.

Sem comentários:

Enviar um comentário