quinta-feira, 19 de julho de 2012

DURÃO BARROSO, PRESIDENTE DA COMISSÃO EUROPEIA VISITA MOÇAMBIQUE

"O Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, acompanhado pelo Comissário do Desenvolvimento, Andris Piebalgs, estará hoje de visita ao nosso pais para discutir as relações bilaterais e a futura cooperação entre a União Europeia e Moçambique.
Durante a visita, Durão Barroso reunir-se-á com o Presidente Armando Guebuza e membros do Governo de Moçambique e serão assinados três convenções de financiamento, num montante total de 37 milhões de euros. Do montante, 23,2 milhões de euros destinam-se a redução da pobreza, através do desenvolvimento económico a nível local mediante o reforço da produção e competitividade das micro, pequenas e médias empresas locais. O programa irá cooperar com organismos provinciais, distritais e locais, incluindo actividades como o investimento público em redes de transporte, o tratamento pós-colheita (como armazenagem de cereais) e instalações de mercado, ou sistemas de gestão da água. Cinco milhões de euros visam promover a governação e a cidadania e melhorar o diálogo entre grupos da sociedade civil e as autoridades públicas. Inclui, entre outras actividades, a campanha de «Educação para a cidadania» entre os jovens. O valor de 9 milhões de euros para reforçar o Estado de Direito e a responsabilidade pública permitirá promover mecanismos de boa governação, no sentido de um sistema de controlos e equilíbrios. Apoiará directamente três instituições fundamentais de Moçambique (o Parlamento, o Supremo Tribunal e a Procuradoria-Geral) e, entre outros aspectos, reforçará ai interacção política e o diálogo entre os poderes legislativo e executivo. Durante a visita, Durão Barroso vai igualmente participar na Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) a convite do Governo moçambicano. Antes da sua chegada a Maputo, o Presidente da Comissão Europeia afirmou estar muito satisfeito por visitar de novo Moçambique e debater o futuro da cooperação."O pais viveu uma notável transição política nas duas últimas décadas e tem registado taxas de crescimento impressionantes. O próximo grande desafio consiste em alcançar um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável que beneficie toda a população. A Comissão Europeia está firmemente empenhada em apoiar Moçambique neste processo, no âmbito da nossa parceria renovada com África. Terei igualmente a oportunidade de participar na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa onde irei reiterar o empenhamento da UE em contribuir para o desenvolvimento e consolidação desta organização, com quem partilhamos valores e princípios comuns, composta por 8 Estados reunindo 250 milhões de pessoas", disse.
Os principais domínios de cooperação entre a UE e Moçambique incluem o desenvolvimento rural e a agricultura, as infra-estruturas de transporte e a integração económica regional, assim como a saúde. A UE e Moçambique cooperam igualmente através do diálogo político entre a UE e a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).O Presidente Durão Barroso e o Comissário Piebalgs visitarão igualmente o porto da Beira, uma das principais infra-estruturas de Moçambique, bem como o projecto de corredor financiado pela UE.Refira-se que o corredor da Beira permitirá o acesso ao interior de Moçambique e aos países interiores - o Zimbabwé, a Zâmbia e o Maláwi - o que suscitará importantes oportunidades comerciais e económicas para a região." Fonte Jornal PONTO CERTO.

Sem comentários:

Enviar um comentário