quarta-feira, 25 de julho de 2012

INTERNET EM CABO VERDE TRIPLICOU NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2012

ECONOMIA. A SEMANA : Triplicou o número de assinantes de Internet em Cabo Verde 25 Julho 2012

A introdução da 3G em Cabo Verde triplicou o número de assinantes da Internet no primeiro trimestre deste ano, dizem os dados estatísticos das comunicações electrónicas revelados pela Agência Nacional das Comunicações (ANAC). Por causa disso, a agência não tem dúvidas de que 2012 será o ano da “descolagem” deste serviço no país.

Triplicou o número de assinantes de Internet em Cabo Verde
Os indicadores estatísticos da telefonia fixa e móvel, Internet e televisão por assinatura estão em crescimento, sendo que no primeiro semestre o serviço de Internet “ganhou” 95 mil assinantes, representando um crescimento de 77 por cento.“O número de assinantes de Internet cresceu vertiginosamente com a adição, pela primeira vez, da Banda Larga Móvel. Por isso, digo que este ano pode ser considerado o da descolagem do serviço da Internet que, de Janeiro a Junho, fez com que o tráfego de roaming fosse de 1.9 milhões de minutos”, diz o técnico da ANAC, Paulo Costa,.
O serviço fixo de telefone “cresceu” ligeiramente face ao último semestre de 2011. Já em relação ao semestre homólogo essa subida foi superior à média dos últimos anos - o número de acessos está acima de 74 mil, representando uma penetração de 15,1 por cento. “O tráfego nas redes fixas foi de mais de 104 milhões de minutos e cresceu em relação ao último semestre, com destaque para o crescimento do tráfego internacional de entrada com a introdução de operadores VoIP, A nível nacional, o tráfego fixo é dominado pelo tráfego fixo-fixo”, realçou.Quanto ao serviço móvel, Paulo Costa garantiu que “continua a crescer”, mas a um “ritmo inferior”, em relação aos últimos anos. “São mais de 431 mil assinantes do serviço móvel em Cabo Verde, representando 83 assinantes por cada 100 habitantes, tendo havido um crescimento a um ritmo mais lento do que nos últimos anos (três por cento em relação ao último semestre), com o tráfego nas redes móveis a decrescer face ao último semestre de 2011, mas a crescer face ao semestre homólogo”.O serviço de televisão por assinatura continua a um ritmo “estável” de crescimento, com a penetração do serviço a rondar os dois por cento da população. “Trata-se de um serviço ainda pouco acessível à grande maioria da população, sendo que este semestre cresceu 6,5 por cento”, concluiu o técnico da ANAC" Fonte Jornal A SEMANA DE CABO VERDE.

Sem comentários:

Publicar um comentário