sábado, 21 de abril de 2012

VINHO PORTUGUÊS É O 3º MAIS VENDIDO NO BRASIL, PODIA SER O PRIMEIRO DIREI EU!

"A Wines of Portugal vai investir sete milhões de euros na promoção de vinhos portugueses em nove mercados internacionais . Vinho português é o 3.º mais vendido no Brasil. Este ano serão mais 25%
Nuno Vale, diretor de marketing da Viniportugal
Nuno Vale, da Viniportugal
Diana Quintela
21/04/2012 | 00:00 | Dinheiro Vivo
"Em três anos queremos ser o hot spot do vinho a nível internacional. Significa isto colocar os vinhos portugueses na posição de que toda a gente fala e quer." Este é o objetivo revelado por Nuno Vale, diretor de marketing da Viniportugal, associação que gere a marca que promove internacionalmente os vinhos portugueses, a Wines of Portugal.  E como lá chegarão? Através de um investimento de 7 milhões de euros, a três anos, em nove mercados definidos como prioritários, entre os quais o Brasil - país que está a ponderar um aumento do imposto de importação de 27% para 55%, com risco para os vinhos portugueses, é o segundo onde se prevê gastar mais dinheiro (15% do orçamento).E se a medida fiscal avançar? O responsável da Wines of Portugal prefere nem pôr a questão. "Espero bem que não aconteça, porque uma medida destas teria um impacto tão grande que quem está no mercado iria precisar de muito apoio na promoção", diz, frisando que as entidades competentes estão a trabalhar no assunto."O Brasil é muito importante porque tem uma classe média a crescer e o seu poder de compra também está a aumentar. Além de ser um mercado enorme", diz Nuno Vale, adiantando que os vinhos portugueses são bem recebidos. "Somos o terceiro país, em termos de origem, em quota de mercado (12%), com a Argentina e o Chile à frente, pois estes têm condições privilegiadas - não pagam os impostos que os vinhos portugueses pagam", diz o mesmo responsável.
Ainda assim, é possível prever um crescimento de 25% no negócio no Brasil, onde vai decorrer a Expovinis (24 a 26 de abril), uma das feiras mais importantes do país e onde estão 56 produtores de quase todas as regiões.Já o primeiro mercado em termos de promoção (36%), os Estados Unidos, deverá crescer 41%, elevando a quota para 1,5%, sobretudo graças ao foco em Nova Iorque, São Francisco e Miami. Porque há um grande interesse nos vinhos portugueses, graças às boas pontuações e aos prémios dados pelas publicações da especialidade, mas ainda assim a notoriedade é baixa, a Wines of Portugal optou por uma comunicação arrojada em termos de copy e com uma imagem de Portugal mais moderno.  Outro mercados-estrela é a China, para onde vai 9% do budget de promoção e onde é esperado um crescimento do negócio de 187,5%. "É um mundo completamente à parte", define Nuno Vale, referindo que só no ano passado as vendas de vinhos portugueses subiram 123%, devido ao aumento exponencial da procura de uma classe média que também aqui está a crescer.
"O interesse dos agentes económicos é enorme", diz, apontando para a melhoria dos resultados de 2011: um crescimento de 22% (para 2,2 mil milhões de litros) em volume e de 10% em valor (358 milhões de euros)." Fonte Jornal  www.dinheirovivo.pt
NB: DESDE 1979 PRIMEIRO PELA EUROPA, 1981 PELO BRASIL E VENEZUELA, 1985 PAISES AFRICANOS DE LINGUA PORTUGUESA E ALGUNS PAISES LIMITROFES DESTES, VOOS MUITO REGULARES NA TAP, QUE AINDA É MINHA FORTE CONVICÇÃO QUE COMPRAM-NOS OS VINHOS, NÃO SOMOS NÓS QUE OS VENDEMOS. AS INICIATIVAS EXISTENTES SEJA A PROMOÇÃO DO VINHO VERDE, SEJA DOS OUTROS VINHOS MADUROS, MOSCATEL, PORTO, A TAP CONTINUA A NÃO TER VINHO VERDE NA SUA EMENTA POR EXEMPLO, DEVIAM SER MUITO MAIS DINÂMICAS E REGULARES PARA OS NOVOS MERCADOS.

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