quinta-feira, 26 de abril de 2012

TETE MOÇAMBIQUE: PRODUÇÃO DE LEITE E IOGURTE DE SOJA EM ANGÓNIA, CRIAÇÃO DE EMPRESAS AUMENTAM POSTOS DE TRABALHO E VALOR DE INVESTIMENTO, COBRANÇAS FISCAIS SUPERAM PREVISÕES

"TETE - Angónia produz leite e iogurte a partir da soja. UMA pequena indústria caseira de fabrico de iogurte e leite, a partir de soja, está desde há dois anos, a funcionar no Município da Vila de Ulónguè, sede distrital de Angónia, no norte da província de Tete, abastecendo o mercado local e algumas personalidades na capital provincial e nas cidades de Chimoio, Beira e Maputo. Maputo, Quinta-Feira, 26 de Abril de 2012:: Notícias . A proprietária do projecto, Teresa Olinda Luís, afirmou ao nosso Jornal que cerca de 65 litros de iogurte são produzidos, semanalmente, havendo boas perspectivas para o alargamento do mercado uma vez haver muitos consumidores do seu produto.“Comecei a fabricar o leite e iogurte em poucas quantidades para testar o mercado. Consegui obter bons resultados no iogurte daí que estou a aumentar a quantidade da sua produção. Por outro lado, estou a reduzir, paulatinamente, a produção de leite devido ao seu fraco mercado”, disse Teresa Luís acrescentando que, “localmente, vendo o produto mas é mais consumido por pessoas que vivem fora de Angónia, como nas cidades de Tete, Chimoio, Beira e até Maputo onde tenho pessoas que recebem por encomendas”.Aquela empreendedora afirmou que o seu produto acabado é embalado em pacotes plásticos próprios que são adquiridos e timbrados no vizinho Zimbabwe, os quais oferecem uma qualidade de higiene e limpeza, para além da sua conservação.O iogurte de soja é embalado em quantidades de meio e um litro, custando cada unidade 30 e 60 meticais respectivamente. O preço é considerado acessível uma vez que o produto principal, a soja, é produzido em grandes quantidades pelos agricultores locais que, devido à falta de mercado, parte significante da sua produção é comercializada no mercado malawiano, que faz fronteira com Angónia.
“A maquinaria para o fabrico e embalagem do produto acabado foi me disponibilizado pelo projecto dinamarquês denominado ADIPSA que apoia os programas de agricultura nas províncias de Manica e Tete. Valeu a pena a ideia, pois, estou a conseguir alguns rendimentos e já consegui amortizar a divida que contrai como resultado da aquisição do equipamento”- disse Teresa Olinda Luís.A nossa entrevistada apontou que está projectado, para num futuro muito próximo, o inicio da produção local de queijo e hambúrguer a partir da soja, produtos que serão colocados no mercado do Município da Vila de Ulónguè, o que vai contribuir para o melhoramento da dieta alimentar da população daquela região nortenha da província de Tete.“Para o consumo familiar já fabrico queijo e hambúrguer. Tenho um hotel aqui em Ulónguè e já coloquei à disposição dos clientes que reagiram positivamente, o que me lava a pensar em produzir em grandes quantidades e colocar no mercado. Estou a fazer tudo por tudo para o melhor aproveitamento da capacidade instalada na máquina, que é de 200 litros semanais”- afirmou Teresa Luís.A nossa interlocutora disse que tenciona, ainda este ano, abrir um posto de venda do seu produto na cidade de Tete, para facilitar a expansão do seu negócio e permitir o acesso mais regular aos seus produtos por parte dos seus clientes na capital provincial. Com o resultado do negócio, Teresa Olinda Luís, conseguiu abrir outros postos de emprego como um salão cabeleireiro, empregando já nos seus dois projectos quatro pessoas beneficiando, indirectamente, a cerca de 20 pessoas.
TETE - Novos projectos criam 465 postos de emprego. QUATROCENTOS e sessenta e cinco novos postos de emprego foram criados durante o primeiro trimestre do presente ano nos sectores da indústria e comércio, prestação de serviços e transportes e comunicações. O facto foi dado a conhecer ao nosso Jornal pelo director do Balcão de Atendimento Único (BAU), na província de Tete, Domingos Macaju Superior.
Maputo, Quinta-Feira, 26 de Abril de 2012:: Notícias . O director do BAU, em Tete, explicou que de Janeiro a Março do ano em curso, foram emitidas pela sua instituição, 198 licenças nas áreas de indústria, comércio, transportes e comunicações e prestação de serviços. Referiu que as actividades económicas licenciadas geraram um total de 465 potenciais postos de emprego, contra 310 em igual período do ano passado, representando um crescimento da ordem de 50 porcento.“O capital inicial de investimento para as actividades económicas licenciadas no regime normal, neste período, foi de 4.909.000,00 meticais contra 254.916,507,00 meticais do igual período de 2011 e, o capital inicial de investimento para as actividades económicas licenciadas, no regime simplificado, foi de 6.537.000,00 meticais”- disse Domingos Macaju.Em relação à receita arrecada durante o primeiro trimestre deste ano, o Balcão de Atendimento Único, em Tete, arrecadou um valor de 695.935,00 meticais provenientes das taxas de licenciamento de actividades económicas, emissão de alvarás, certificados de origem e vistorias onde cerca de 1.349 agentes económicos contactaram os diversos serviços prestados pelo BAU para tratarem os seus assuntos, com maior destaque para os sectores do comércio e de transportes e comunicações.
“O sistema electrónico que visa avaliar o grau de satisfação dos utentes do BAU, Terminal Electrónico, indica-nos que 307 agentes económicos consideraram com nota positiva os serviços prestados devido à rapidez e outros 81 avaliaram como normal o trabalho, dando-nos uma maior responsabilidade para, nos próximos meses, mantermos e consolidarmos o nosso desempenho”- referiu Macaju.No que respeita ao licenciamento simplificado, a província passou 112 certificados de origem para a exportação de diversos produtos nacionais, nomeadamente carvão mineral extraído na bacia carbonífera de Moatize, peixe seco kapenta capturado nas águas da albufeira de Cahora-Bassa, nos distritos de Cahora-Bassa e Mágoè e troféus de caça, para diferentes países do continente africano como Zimbabwe, R.D.Congo, Zâmbia e África do Sul e para o mercado europeu.
TETE - Superada meta de colecta de impostos no primeiro trimestre. A DELEGAÇÃO da Autoridade Tributária de Moçambique, em Tete arrecadou, durante o primeiro trimestre do ano em curso, 618.100,77 milhões de meticais de impostos, contra 597.947,05 milhões planificados para o mesmo período. O delegado daquela instituição tributária, Arlindo Chissaca, atribui este sucesso ao empenhamento dos funcionários e a entrada em funcionamento de vários mega-projectos que se verifica nos últimos meses naquele ponto do país. Maputo, Quinta-Feira, 26 de Abril de 2012:: Notícias . “Estamos a conseguir contribuições dos grandes projectos em implementação na província, uma situação aliada ao trabalho árduo que os funcionários da Autoridade Tributária estão a imprimir na colecta de receitas de impostos diversos”, disse Chissaca que apontou, por outro lado, os esforços que estão a ser empreendidos pela direcção geral da instituição, sobretudo no melhoramento das condições de trabalho, através da edificação de diversas infra-estruturas do sector e do parque habitacional, sobretudo nos postos ao longo da fronteira com os países vizinhos.A Autoridade Tributária de Moçambique procedeu, nos finais do ano passado, à inauguração de dois edifícios para o funcionamento dos postos fronteiriços de Cassacatiza, no Posto Administrativo de Nsadzu, distrito de Chifunde, em Tete, junto à fronteira com a Zâmbia e em Mecumbura, no posto administrativo do mesmo nome, em Mágoè, na fronteira com o Zimbabwe.No Município de Tete, a Autoridade Tributária está construir, no bairro Matundo, zona de expansão da cidade, na margem esquerda do rio Zambeze, um condomínio com 40 casas de diversos tamanhos para os seus funcionários. Prevê-se que até finais do presente semestre, pelo menos 10 casas daquele número serão concluídas e habitáveis.“O condomínio começou a ser edificado em meados de 2010 e esta iniciativa visa criar maior comodidade dos funcionários e, desta forma, um estímulo para que estes desempenhem com maior isenção e flexibilidade a sua actividade laboral”- considerou Arlindo Chissaca.Entretanto, na semana finda, o director-geral dos Serviços Comuns da Autoridade Tributária de Moçambique, Boavida Mutombene, esteve na província de Tete onde visitou alguns pontos onde serão abertos novos postos daquela instituição, no âmbito do programa da sua aproximação aos contribuintes.Verificou, igualmente, os últimos preparativos para a abertura, em breve, da Terminal Rodoviário de Tete denominado por TIRO-TETE e, na reunião com os funcionários, Boavida Mutombene, esclareceu aos mesmos sobre o processo em curso do seu enquadramento em várias carreiras profissionais na província." Bernardo Carlos. Fonte Jornal NOTICIAS.

1 comentário:

  1. Achei interessante o facto da transformacao da soja em yogurte e gostaria de poder perceber qual e o nivel de aceitacao deste produto nessa regiao e se tem conseguido exportar para outras regioes... Sou Amade Ibramugy, encontro me em Maputo e estou ligado a area de alimentos.. Fico extremamente interessado em ter mais detalhes sobre a soja

    ResponderEliminar