terça-feira, 17 de abril de 2012

HIDROCARBONETOS MOÇAMBIQUE E ARGÉLIA DESENVOLVEM COOPERAÇÃO

"Economia

Hidrocarbonetos: Moçambique e Argélia reforçam cooperação. Moçambique e Argélia vão reatar a sua cooperação na área de hidrocarbonetos, anunciou ontem, em Maputo, a Ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias, no término de uma audiência concedida ao seu homólogo argelino da Energia e Minas, Youcef Yousefi.
Maputo, Terça-Feira, 17 de Abril de 2012:: Notícias.
Falando à Imprensa, no término da audiência, Esperança Bias explicou que, actualmente, Moçambique atravessa a mesma fase que a Argélia durante a década 60.
“Estamos na mesma fase em que Argélia passou na década 60, com descoberta de grandes reservas de gás natural na bacia do Rovuma”, disse a ministra.Moçambique está prestes a iniciar a produção de gás natural liquefeito, uma área onde a Argélia possui uma larga experiência.Aliás, explicou a ministra, nos finais da década 80, Moçambique e a Argélia tinham laços de cooperação na área do carvão, quando o Governo daquele país da África do Norte enviou assessores na área de carvão.
Por isso, vincou a ministra, “queremos continuar a ter essa acessória dos nossos colegas argelinos”. Questionada sobre as áreas em que Moçambique deseja cooperar com a Argélia, a ministra respondeu que estas incluem monitoria e negociações.
“Já estamos a negociar projectos de gás natural liquefeito (com companhias multinacionais) e a Argélia já passou por isso”, disse a ministra, para de seguida acrescentar, que “algumas empresas que operam em Moçambique também operam na Argélia”. Portanto, é uma excelente oportunidade para Moçambique colher a experiência daquele país, que também possui enormes reservas de gás natural.
Tomando a palavra, o ministro argelino que se encontra em Maputo, numa visita de trabalho de 4 dias, iniciada no domingo, disse que “está na fase de negociações é uma oportunidade para Moçambique colher a experiência da Argélia”.Yousefi, disse ainda que a sua visita a Moçambique visa reforçar a cooperação entre ambos os países na área de energia e outros domínios de interesse comum. AIM" Fonte Rádio Moçambique.

Sem comentários:

Enviar um comentário