segunda-feira, 16 de abril de 2012

40 MIL POSTOS DE TRABALHO E INVESTIMENTO DE 4 MIL MILHÕES DE DÓLARES SÃO AS PREVISÕES PARA 2012 DO DIRECTOR GERAL ADJUNTO DO CPI CENTRO DE PROMOÇÃO DE INVESTIMENTOS DE MOÇAMBIQUE GODINHO ALVES PARA 2012

"Economia

O director-adjunto do CPI  fala à Imprensa (F. Laice)
O director-adjunto do CPI fala à Imprensa (F. Laice). Emprego para este ano: Mais de 40 mil postos poderão ser aprovados. TREZENTOS projectos, avaliados em cerca de quatro mil milhões de dólares e que deverão resultar na criação de mais de 40 mil postos de emprego, poderão ser aprovados ainda este ano, segundo o Centro de Promoção de Investimentos (CPI).
Maputo, Segunda-Feira, 16 de Abril de 2012:: Notícias. O director geral-adjunto do CPI, Godinho Alves, em declarações a jornalistas ontem, em Ulongué, na província de Tete, disse ainda que as perspectivas para os próximos três anos são promissoras, dada a elevada afluência de potenciais investidores a solicitarem aprovação dos seus projectos. “Para os próximos três anos estamos a prever cerca de mil novos projectos de investimento a serem aprovados num horizonte de investimentos à volta de 19 mil milhões de dólares, com a possibilidade de criação de entre 80 e 90 mil novos postos de emprego”, disse Godinho Alves, à margem do VIII Conselho Coordenador do Ministério da Planificação e Desenvolvimento (MPD). O director geral – adjunto do CPI afirmou também que parte dos projectos em carteira tem investimentos superiores a 500 milhões de dólares norte-americanos, cobrindo fundamentalmente o sector do desenvolvimento de infra-estruturas na área da agricultura.“Falo, neste caso, da exploração florestal para efeitos de aproveitamento da madeira e produção da polpa de papel, nas províncias de Nampula e Zambézia. Temos também para a zona centro do país previsto projectos de infra-estruturas logísticas ligadas ao sector da mineração do carvão”, disse.Godinho Alves afirmou ainda estar em preparação uma estratégia de promoção de investimentos nacional que irá congregar todas as instituições ligadas à matéria, designadamente o CPI, o Gabinete das Zonas Económicas de Desenvolvimento Acelerado (GAZEDA), Instituto para a Promoção de Exportações (IPEX), entre outras.“O objectivo fundamental da estratégia é de aprimorar as técnicas de promoção com vista a aumentarmos o leque de investimento no país e tentarmos dar melhores serviços aos investidores nacionais e estrangeiros. Através desta nova estratégia esperamos também colher melhores resultados, através da definição dos melhores mercados por onde podemos promover o investimento fora do país”, afirmou.No ano passado, segundo o CPI, foram aprovados 272 projectos avaliados em cerca de 3 mil milhões de dólares norte-americanos e com um potencial de criação de 39 mil postos de emprego.Dos 3 mil milhões de dólares aprovados no ano passado, foram já implementados até ao dia 31 de Janeiro de 2012, projectos no valor de cerca de 450 milhões de dólares, tendo criado perto de 3 mil novos postos de emprego." Fonte Jornal NOTICIAS.

Sem comentários:

Enviar um comentário