sexta-feira, 20 de abril de 2012

INHAMBANE MOÇAMBIQUE ELEIÇÕES MUNICIPAIS BENEDITO EDUARDO GUIMINO 78,49% ELEITO PELA FRELIMO E FERNANDO NHACA 21,51% DO MDM NÃO ELEITO

"Benedito Guimino presidente eleito de Inhambane
Benedito Guimino, presidente eleito de Inhambane
Eleições intercalares em Inhambane.Hoje, o STAE a nível da província de Inhambane procede, às 15h00, à divulgação dos resultados parciais que deverão confirmar Guimino como edil eleito de Inhambane.
O candidato da Frelimo, Benedito Guimino, é virtual vencedor das eleições intercalares em Inhambane. Dados de contagem paralela de organizações da sociedade civil indicam que Guimino conquistou cerca 80% dos votos depositados nas urnas em eleição com pouco mais de 60% de abstenções. Por seu turno, os dados da contagem paralela da Frelimo são: Guimino 12 640 (78.4%) votos; e Fernando Nhaca (MDM) 3 476 (21.6%) votos. A abstenção foi de 26 459 votos (61%). Finalmente, os dados do STAE, referentes a 50 mesas (faltava contabilizar apenas quatro mesas até ao fecho desta edição) dão vantagem ao candidato da Frelimo, com 11 383 votos, contra 3 237 de Nhaca.Apesar da grande distância que separa os dois candidatos, o Movimento Democrático de Moçambique, MDM, veio na noite de ontem, através do seu secretário-geral, Luís Boavida, afirmar que se “distancia” dos resultados na medida em que os mesmos se deviam à “acção da polícia, que intimidou os eleitores e deteve os delegados de candidatura do MDM”. Ou seja, o MDM não vai reconhecer os resultados que forem divulgados pelos órgãos eleitorais e pondera impugna-los junto do Conselho Constitucional.O MDM saudou, no entanto, os jovens de Inhambane pela “coragem e determinação” demonstrada durante o processo eleitoral e, por isso, os mesmos foram proclamados por Luís Boavida como sendo o “futuro” da democracia no país e Inhambane em particular. Por seu turno, a Frelimo, através do seu porta-voz, Edson Macuacua, disse que os resultados reflectem a vontade dos eleitores de Inhambane. A Frelimo saudou também a forma “cívica” como decorreu o processo eleitoral. A Frelimo distanciou-se das alegações de instrumentalização das forças de lei e de ordem para “intimidar os eleitores e os delegados de candidatura” do MDM. O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), na voz da sua directora provincial, Rosa Macausse, distanciou-se das acusações do MDM e disse que o processo correu bem dentro das assembleias de voto e que qualquer agitação fora desse espaço “não era responsabilidade do STAE”. Hoje, o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral a nível da província de Inhambane procede, às 15h00, à divulgação dos resultados parciais que deverão confirmar Guimino como edil eleito de Inhambane.
Entretanto, se esses resultados (80% para Guimino e 21.6% para Nhaca) forem confirmados, a oposição consegue reduzir em 8% a força dos candidatos da Frelimo, em relação às anteriores eleições autárquicas." Fonte Jornal O PAÍS.

Sem comentários:

Enviar um comentário