quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

NOEL LANGA SEMPRE PRESENTE EM MOÇAMBIQUE E NO MUNDO: PINTURA E TRABALHOS EM CERÂMICA SÃO OS SEUS PONTOS FORTES, HUMANAMENTE QUEM ESQUECE BO SEU TRATO E RESPEITO POR TODOS OS SEUS COLEGAS????

Artista plástico regressa às exposições


Noel Langa
Já se disse que o ano de 2016 é de vitória. Parece que sim, a medir pelas gran­des propostas que circulam nas lides artísticas nacionais. Até os “hibernados” decidiram evadir­-se do baú. Não é exactamente o caso de um dos melhores ar­tistas plásticos que Moçambique viu nascer, Noel Langa, porque mesmo sem dar as caras ao lon­go de três anos sempre produziu no seu atelier, que hoje evoluiu para Centro Cultural e esperou que as pessoas lá o visitassem: Ele e sua obra. Mas este ano de­cidiu fazer o contrário, alargar as medidas da sua casa e deixar que qualquer um mergulhe na sua obra em uma exposição in­dividual a acontecer num local ainda por confirmar.
“Há muito tempo que não ex­ponho e isso é mau”, lamentou. O mestre está desde o ano pas­sado a preparar esta exposição ainda sem título. A mostra vai reunir entre 30 e 35 obras. As cores alegres expressam a cul­tura moçambicana, “um pouco de nós, aquelas coisas que estão a ser esquecidas”, conta. Na ver­dade, Langa pretende retratar o seu mundo através dessa expo­sição. “Eu fui criança uma vez”, recorda, assim, “ já trabalhei com fisga caçando os pássaros, já apanhei caju para aproveitar amêndoa, enquanto uns joga­vam o futebol eu pintava no chão”, revelou o que a tinta dei­xa transparecer na sua tela.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»"
FONTE: JORNAL O PAIS DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário