sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

ANTÓNIO GUTERRES, CIDADÃO PORTUGUÊS, FORTE CANDIDATO A SECRETÁRIO GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS





Candidatura de Guterres à ONU contará com "todo o empenhamento" de Cabo Verde

Praia - O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, disse sexta-feira que a candidatura de António Guterres a secretário-geral das Nações Unidas contará com "todo o empenhamento" de Cabo Verde, adiantando que o português tem a "estatura necessária" para o cargo.
"Se António Guterres se candidatar contará com todo o empenhamento do Governo e do povo de Cabo Verde e, no quadro bilateral e multilateral, designadamente na CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) PALOP (Países Africanos de Língua Portuguesa) e Nações Unidas, para que seja eleito, tenha sucesso nesta candidatura e possamos assim ter um lusófono à frente da secretaria-geral das Nações Unidas", disse José Maria Neves."
FONTE: LUSA MOÇAMBIQUE.


















Governo diz que candidatura de António Guterres à ONU é "um imperativo"

Lisboa – O Governo anunciou sexta-feira que a candidatura de António Guterres a secretário-geral das Nações Unidas é "um imperativo" e destacou "a forma exemplar" como exerceu altos cargos internacionais, considerando que possui "as melhores condições" para este mandato.
Num comunicado divulgado pelo ministério dos Negócios Estrangeiros, o executivo anuncia que vai apresentar a candidatura do engenheiro António Guterres a secretário-geral das Nações Unidas."
FONTE: LUSA MOÇAMBIQUE.
POLÍTICA

Marcelo diz que Guterres é um forte candidato para secretário-geral da ONU







JOSE CARLOS CARVALHO

Candidato presidencial considera que António Guterres tem hipóteses de ocupar o lugar de Ban Ki-moon

Marcelo Rebelo de Sousa considerou esta sexta-feira o antigo primeiro-ministro socialista António Guterres "um candidato fortíssimo" ao lugar de secretário-geral das Nações Unidas, saudando a iniciativa do Governo de propor o seu nome.
"Ele é um candidato fortíssimo às Nações Unidas e penso que tem hipóteses de vitória. Por aquilo que conheço de informações internacionais, ele tem vindo a ganhar apoios crescentes e, portanto, não é um sonho, um devaneio, é um projeto que tem pés para andar", afirmou aos jornalistas, no final de uma visita ao mercado de Viana do Castelo.
O antigo presidente do PSD lembrou que defende há muitos meses que "deve ser uma prioridade" da diplomacia portuguesa "o apoio, a promoção, da candidatura do engenheiro António Guterres ao lugar importantíssimo de secretário-geral das Nações Unidas".
Na sua opinião, António Guterres "tem currículo, tem perfil, tem uma experiência notável ao serviço das Nações Unidas" e também "um apoio enorme dentro da estrutura da organização", conseguindo "fazer o consenso entre países muito diversos, europeus, não europeus, de vários continentes".
Neste âmbito, sublinhou que a sua candidatura "é muito importante para Portugal, mas é sobretudo muito importante para as Nações Unidas, porque ele tem uma visão de reforma das Nações Unidas".
"Saúdo a iniciativa do Governo e digo que, se for eleito no próximo dia 24, essa é uma missão, uma tarefa conjunta do Presidente da República, do Governo, da diplomacia portuguesa para o próximo ano e sobretudo para os próximos meses", acrescentou.
Questionado se, caso António Guterres tivesse avançado com uma candidatura a Presidente da República, também apresentaria a sua, Marcelo Rebelo de Sousa preferiu não especular.
"Sei lá. O que seria a vida se tivesse sido uma coisa diferente do que acabou por ser?", questionou, admitindo, no entanto, que António Guterres seria "um candidato muitíssimo forte"."
FONTE: JORNAL EXPRESSO DE PORTUGAL

NB: ENQUANTO PRIMEIRO MINISTRO DO GOVERNO PORTUGUES ANTONIO GUTERRES VISITOU OFICIALMENTE MOÇAMBIQUE EM 1998, TENDO-SE DESLOCADO A MAPUTO E BEIRA.

Sem comentários:

Enviar um comentário