quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

ALMEIDA SANTOS, PORTUGAL E MOÇAMBIQUE



Óbito/Almeida Santos: Joaquim Chissano recorda homem com o coração dividido

Lisboa - O antigo Presidente de Moçambique Joaquim Chissano recorda Almeida Santos como um homem cujo coração se manteve dividido entre Portugal e Moçambique, onde o político português viveu mais de duas décadas.
"Almeida Santos, que pertenceu ao Grupo dos Democratas, escolheu permanecer como português, mas sempre com uma grande parte do seu coração em Moçambique", declarou Chissano ao programa Repórter África, da RTP, numa reação à morte do presidente honorário do PS.
 PORTUGAL

Morreu António Almeida Santos

Lisboa - O presidente honorário do PS, António Almeida Santos, morreu na segunda-feira com 89 anos, disse à agência Lusa fonte da família.
Almeida Santos faleceu em sua casa, em Oeiras, pouco antes das 00:00, disse a mesma fonte.
O presidente honorário do Partido Socialista sentiu-se mal após o jantar e foi ainda assistido ainda na sua residência.

Óbito/Almeida Santos: Cavaco Silva fala de "um dos grandes obreiros" do sistema democrático

Lisboa - O Presidente da República, Cavaco Silva, classificou Almeida Santos como “um dos grandes obreiros” do sistema democrático português e endereçou o “mais profundo sentimento de pesar” à família.
Pelas “altas funções” que desempenhou, pelos trabalhos jurídicos que realizou, pelas posições que assumiu, foi “um dos grandes obreiros do nosso sistema democrático”, disse Cavaco Silva esta terça-feira numa curta declaração aos jornalistas, a propósito da morte do presidente honorário do PS, que morreu na segunda-feira.
   CABO VERDE

Óbito/Almeida Santos: Primeiros-ministros Portugal e Cabo Verde prestam homenagem na 4º feira

Lisboa - Os primeiros-ministros de Portugal, António Costa, e de Cabo Verde, José Maria Neves, vão prestar homenagem na quarta-feira ao papel desempenhado no processo de descolonização pelo presidente honorário socialista, Almeida Santos, que faleceu na segunda-feira à noite.
António Costa falava aos jornalistas em conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo cabo-verdiano, José Maria Neves, após ser questionado se mantinha na quarta-feira o seu programa de visita oficial a Cabo Verde.

Óbito/Almeida Santos: Secretário executivo da CPLP lamenta morte do presidente honorário do PS

Lisboa – O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Murade Murargy, lamentou hoje a morte de António Almeida Santos, destacando o papel do dirigente socialista na defesa das causas dos povos das antigas colónias portuguesas.
“Consternado neste momento, o secretário executivo da CPLP destaca o papel desempenhado pelo doutor António Almeida Santos na defesa da liberdade e das causas dos povos das antigas colónias portuguesas, tal como foi a sua ação em Moçambique, e no apoio dado ao combate pela democracia em Portugal”, refere um comunicado divulgado pela organização lusófona"
FONTE: LUSA MOÇAMBIQUE
NB: PERMITO-ME RECOMENDAR QUE LEIAM UMA ENTREVISTA EDITADA EM LIVRO DE HELENA SANCHES OSÓRIO AO ENTÃO PRIMEIRO,  PRIMEIRO MINISTRO SAIDO DA REVOLUÇÃO DOS CRAVOS ADELINO DA PALMA CARLOS, SOBRE ESTA FIGURA ÍMPAR DA POLITICA PORTUGUESA. ERA UMA PESSOA SIMPLES E FRONTAL, HÁ QUEM NÃO GOSTE....

Sem comentários:

Enviar um comentário