segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

CHINA EM MOÇAMBIQUE AVALIA PARCERIA NA ÁREA DOS TRANSPORTES

TÉCNICOS do Ministério do Comércio da China e da empresa de transporte Golden Dragon Xia Men, estiveram recentemente em Maputo, a avaliar, com representantes dos ministérios da Indústria e Comércio e dos Transportes do nosso país, uma parceria no sector dos transportes públicos.
Na última sexta-feira, a referida equipa esteve nas instalações da fábrica de viaturas Matchedje Motor Lda., na localidade da Machava, província de Maputo, a se inteirar do funcionamento daquela unidade, cuja capacidade poderá ser reforçada para fornecer autocarros ao país.
A Golden Dragon Xia Men é uma das maiores empresas do ramo automóvel da China e o conceito do negócio com Moçambique, passa por técnicos desta empresa passarem a assistir a Matchedje Motor Lda., nos autocarros que esta empresa colocar no mercado nacional.
Segundo apuramos, o lote de 80 autocarros recentemente oferecidos pela Matchedje Motors ao governo moçambicano, serão assistidos com a participação de técnicos da Golden Dragon Xia Men.
Informações veiculadas por alguns círculos de opinião, referem que a empresa Matchedje Motors que iniciou as suas actividades há pouco mais de quatro anos, estaria na iminência de falência, situação desmentida pela directora geral da empresa, Sandra Song.
Em declarações ao “Notícias”, Song explicou que neste momento a empresa está a laborar a “meio-gás” por estar a implementar um parque industrial de 590 hectares, em Maluana, na província de Maputo, um projecto prevê,para o período 2016-2017, que a capacidade de montagem da fábrica seja alargada para 100 mil veículos por ano, após o que deverá ser aumentada para cerca de 500 mil veículos.
Segundo Sandra Song, o parque de Maluana que deverá funcionar nas instalações do Ministério da Ciência e Tecnologia, integrará uma cadeia de empresas moçambicanas vocacionadas a produção de acessórios, incluindo electrónicos, que serão utilizados no fabrico dos produtos da Matchedje Motors.
“Estamos comprometidos em continuar a apoiar o desenvolvimento económico de Moçambique. O nosso objectivo é introduzir uma tecnologia avançada de produção de automóveis, partindo de uma filosofia de gestão orientada para o gradualismo, para percebermos melhor as condições industriais e a demanda do mercado, não só em Moçambique, mas também em toda a África Austral”, disse Song.
A directora-geral da Matchedje Motors afirmou que foi nesse contexto que decorreram recentemente negociações envolvendo técnicos da Matchedje Motors, Golden Dragon Xia Men e do Ministério do Comércio da China com o Governo moçambicano.
“Estamos também em fase de treinamento técnico do pessoal, enquanto aguardamos por algumas encomendas para começarmos com a produção”, disse.
Nas suas actuais instalações na localidade da Machava, na província de Maputo, a Matchedje Motor tem a sua produção voltada para viaturas todo-o-terreno, autocarros e motorizadas eléctricas, mas com a expansão da unidade fabril espera alargar a sua gama a outras tipologias de veículos.
Estabelecido há pouco mais de quatro anos, o projecto da Matchedje Motor resulta de um investimento da empresa China Tong Jian Investment Co. Ltd, estando nesta primeira fase a funcionar com duas linhas de montagem, uma área de pintura e outra para inspecções"
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário