segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

NACALA - PORTO, PROVINCIA DE NAMPULA, MOÇAMBIQUE CRIA MAIS INFRA ESTRUTURAS NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA

NOVAS infra-estruturas de abastecimento de água estão projectadas para a cidade de Nacala-Porto, província de Nampula, no quadro de uma iniciativa do Governo visando satisfazer a demanda de consumo humano e fornecimento às unidades industriais implantadas naquela zona económica especial.
Segundo Ilídio Cossa, director regional norte do Fundo de Investimento e Património de Abastecimento de Água (FIPAG), o Governo está a investir cerca de 25 milhões de dólares para financiar a construção das aludidas infra-estruturas, cuja empreitada arrancou recentemente com a reabilitação da conduta adutora que transporta água da barragem à cidade de Nacala-Porto.
Adicionalmente decorre um trabalho visando expandir a rede urbana de distribuição de água a Nacala-Porto numa extensão estimada em 110 quilómetros de modo a eliminar ou minimizar as perdas originadas pela obsolescência da rede.
 A fonte acrescentou que outra grande obra de relevância no contexto da abrangência no que toca à provisão de água à zona de cimento e aos bairros periféricos da cidade de Nacala-Porto relaciona-se com a construção de raiz de um centro distribuidor.
O empreiteiro já se encontra no terreno e as obras referenciadas deverão ficar concluídas, segundo previsões, no mês de Junho do próximo ano. A cidade portuária de Nacala, cuja área é igual à do distrito, conta neste momento com uma população estimada em 243 mil habitantes, dos quais 25 por cento têm acesso ao consumo de água potável.
Quando as obras estiverem concluídas e operacionais o nível de cobertura de abastecimento de água poderá atingir mais dois quartos da população, tendo em conta que o FIPAG tem em carteira um projecto para executar ainda no decorrer do ano em curso, que se traduz em equipar com bombas entre oito e dez furos de água já abertos.
Outro impacto esperado da execução da empreitada que o Governo financia com fundos do Banco Mundial é a provisão de água para as industrias implantadas e em processo na zona económica especial de Nacala. A cidade clama pelo reforço da disponibilidade de água para alimentar sobretudo indústrias de processamento de produtos alimentares destinados ao consumo interno e fornecimento aos mercados dos países vizinhos.
Entretanto, Ilídio Cossa lembrou que o âmbito dos trabalhos de construção da nova barragem para a cidade de Nacala-Porto, que dista cerca de 40 quilómetros da cidade, financiada pelo Millennium Challenge, uma iniciativa do Governo norte-americano, está prevista a construção de uma nova conduta adutora, cujos trabalhos estavam adjudicados a uma empresa indiana que por incapacidade lhe foi retirada a empreitada.
A fonte frisou que o Governo não desistiu do projecto e para o efeito está neste momento a mobilizar fundos para garantir a execução do mesmo. Anotou que os trabalhos em curso estão inseridos na iniciativa Pólos de Investimento, que no presente contexto visa garantir a provisão de água potável.

Sem comentários:

Enviar um comentário