quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

CMA CGM INTRODUZ NOVA LINHA REGULAR NO PORTO DE NACALA NORTE DE MOÇAMBIQUE:"SWAHILI EXPRESS"

COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO ABRE NOVA ROTA PARA PORTO DE NACALA

Classifique este item
(0 votos)
Companhia de navegação abre nova rota para Porto de Nacala
A CMA CGM, a terceira maior empresa do mundo de transporte marítimo internacional, anunciou que vai incluir, a partir do mês corrente, o Porto de Nacala, na sua rota regular de serviço mais conhecido por “Swahili Express”.

Segundo a Agência de Informação de Moçambique, AIM, o serviço inicia a 20 de Janeiro corrente, com a chegada a Nacala do navio porta-contentores, Kumasi.
O Swahili Express parte do porto indiano de Nhava Sheva e de seguida escala os portos de Khor Fakkan e Jebel Ali, nos Emirados Árabes Unidos. A seguir passa por Longoni, em Mayotte, e pelos portos de Dar-es-Salam e Zanzibar, ambos na Tanzânia, antes de chegar a Nacala. Os navios depois regressam à Índia através das Seychelles.
A introdução deste serviço regular reforça o crescente papel de Nacala como um centro regional de transporte, local que serve actualmente os operadores comerciais e os agricultores locais, bem com os dos países vizinhos.
Recentemente, o Porto de Nacala beneficiou-se de um grande projecto de modernização financiado através de um empréstimo concedido pelo governo japonês.
A primeira fase, orçada em 84 milhões de dólares, já foi concluída. As obras incluíram a reparação do cais norte e pavimentação do terminal de contentores. A segunda fase deverá arrancar antes do final do corrente ano e está orçada em 270 milhões de dólares.
O serviço Swahili Express vai abrir as portas para dois terminais de contentores muito importantes no mundo inteiro. O porto de Nhava Sheva é o maior terminal de contentores da Índia, enquanto o de Jebel Ali é o maior porto artificial do mundo e centro internacional para o transbordo de contentores.
Refira-se que a cidade de Nacala tornou-se num foco de grandes investimentos em infra-estruturas.
Do outro lado da baía do porto está localizado o novo porto de Nacala-a-Velha, que este mês vai começar a receber carvão transportado ao longo da nova linha ferroviária, que liga a região carbonífera de Moatize, na província central de Tete, num percurso de 900 quilómetros e que inclui um pequeno troço no vizinho Malawi.
O investimento global, porto e linha férrea está estimado em 4,5 bilhões de dólares.
Além disso, o Aeroporto Internacional de Nacala recebeu, em Dezembro último, a certificação para operações internacionais. Por isso, o novo aeroporto deverá abrir ao tráfego internacional ainda este ano. (RM-AIM)"
FONTE RÁDIO MOÇAMBIQUE

Sem comentários:

Enviar um comentário