sexta-feira, 17 de agosto de 2012

CAJU NAMPULA PROVINCIA MAIOR PRODUTORA DE MOÇAMBIQUE INCAJU ATRIBUI PREMIOS A MAIORES E MLHORES PRODUTORES

Produtores da castanha premiados em Nampula


Os três maiores e melhores produtores de castanha de caju a nível da província de Nampula acabam de ser premiados pela delegação local do Instituto Nacional de Fomento de Caju (INCAJU). As distinções visam, fundamentalmente, estimular os produtores a prosseguir a sua actividade com dedicação visando ao aumento da produção e produtividade.
Maputo, Sexta-Feira, 17 de Agosto de 2012:: Notícias
Os prémios foram entregues na cerimónia de lançamento oficial da campanha de pulverização de cajueiros contra pragas e doenças, que teve lugar na zona de Ampita, posto administrativo de Lumbo, no distrito costeiro da Ilha de Moçambique. Os referidos produtores dos distritos de Erát, Ilha de Moçambique e Mossuril, não só mereceram os prémios, constituídos, principalmente, por equipamentos de pulverização, por terem se destacado na produção da castanha de caju na campanha passada, como também pela sua dedicação no tratamento dos cajueiros, concretamente limpeza e poda dessas plantas.Ali Selemane é um dos premiado. Reside em Ampita, onde possui mais de seis mil cajueiros bem tratados. Mostrou-se bastante satisfeito e emocionado pela distinção - uma moderna motobomba - com a qual espera pulverizar os seus cajueiros, aumentando a produção e produtividade e consequente aumento da renda.Os administradores dos distritos da Ilha de Moçambique, Mogincual e Mossuril, que estiveram presentes na cerimónia partilharam as suas convicções de que o aumento da produtividade e produtividade passa necessariamente pelo tratamento adequado dos cajueiros, combatendo também as queimadas descontroladas que têm vindo constituir-se num dos grandes factores para a redução do parque cajuícola da região.
Por seu turno, os líderes comunitários garantiram aos administradores que vão continuar a colaborar com o Governo, participando nas actividades de mobilização das população no sentido de deixar de queimar os cajueiros, principalmente nas zonas consideradas de maior produção da castanha de caju.
Emílio Furede, delegado do INCAJU em Nampula, disse que a sua instituição vai continuar a premiar aqueles que se destacam na produção da castanha, como forma de estimula-los a se dedicarem mais, tanto é que Nampula é considerada a maior produtora do país. Na presente campanha de pulverização vai abranger mais de dois milhões de cajueiros. O parque cajuícola de Nampula, o maior do país, é constituído por pouco mais de 19 milhões de cajueiros." Fonte Jornal NOTICIAS.

Sem comentários:

Enviar um comentário