sábado, 25 de agosto de 2012

RUBY MINNING ARRANCA COM PRODUÇÃO EM NAMANHUMBIR MONTEPUEZ CABO DELGADO MOÇAMBIQUE

"Arranca exploração industrial de rubi em Namanhumbir. Arrancou, há dias, a exploração industrial de rubi de Namanhumbir, no distrito de Montepuez, província de Cabo Delgado. A actividade está a ser liderada pela concessionária Montepuez Ruby Mining, Lda., uma “join venture” constituída pela moçambicana Mwiriti, Lda., e a empresa britânica da área de mineração denominada Gemfields.
Maputo, Sábado, 25 de Agosto de 2012:: Notícias . A operação iniciou depois de um processo longo e sinuoso de legalização e sensibilização das comunidades locais, que também reivindicavam a área mineira.Foi uma cerimónia que consistiu na entrada em acção da vasta maquinaria adquirida pela empresa e que chegou a Namanhumbir a 3 de Abril passado, depois do momento oficial, dirigido pelo director provincial dos Recursos Minerais e Energia, Ramiro Nguiraze, que cortou a fita para o acesso à primeira área a ser lavrada pelas máquinas da empresa exploradora.Nguiraze confirmou na oportunidade, à nossa reportagem, que se tratava, na verdade, da entrada da fase de exploração, a partir da qual o Governo começa ao mesmo tempo a fazer o competente controlo, de modo a informar-se, permanentemente, sobre a actividade daquela indústria mineira.O director dos Recursos Minerais e Energia garantiu ao nosso jornal que todos os aspectos de ordem ambiental estão acautelados, não havendo de momento o perigo de uma alegada degradação do ambiente em resultado da lavra que acaba de iniciar.“Depois de fazerem a exploração desta área, terão a responsabilidade de minimizar os danos ambientais causados, principalmente na floresta, enquanto estiverem a trabalhar na área seguinte. O que não se vai fazer é tapar o buraco, porque isso significaria fazer um outro buraco”, explicou Nguiraze.Ramiro Nguiraze aproveitou a oportunidade para admoestar, desde já, a empresa, no sentido de ter em conta todos os pormenores ligados principalmente à legislação laboral, incluindo a disponibilização e uso, pelos seus trabalhadores, dos meios e instrumentos da sua própria defesa, visando a segurança no trabalho.A área que foi escolhida como a primeira a ser explorada, de 50 por 50 metros, coincide com aquela cobiçada pelos garimpeiros ilegais, que a haviam apelidado de “maningue nice”, pondo assim em definitivo goradas as expectativas dos fora-da-lei em relação à sua continuidade na exploração do minério.O director do projecto, Sanjay Kumar, pediu na oportunidade as autoridades para colaborarem com a sua empresa, principalmente no que aos aspectos ligados à legislação diz respeito, alegadamente porque é sua intenção ver o empreendimento abraçado no seio das comunidades locais, bem assim sem desentendimentos de qualquer espécie com o Governo.
Enquanto isso e segundo a nossa reportagem constatou, continua a montagem de infra-estruturas de apoio à actividade mineira naquilo que há menos de um ano era uma mata fechada, vendo-se blocos de residências, parques de diverso equipamento, vias internas de acesso e uma miscelânea de cidadãos de várias nacionalidades. Pedro Nacuo. FONTE JORNAL NOTICIAS.

Sem comentários:

Enviar um comentário