segunda-feira, 27 de agosto de 2012

INICIATIVA DA ONU EM MOÇAMBIQUE SOBRE ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

"Moçambique acolhe iniciativa da ONU sobre adaptação às mudanças climáticas

Ouvir / Baixar
O país é um dos mais vulneraveis ao impacto das mudanças climáticas; de acordo com o Pnud, em caso de sucesso, projeto-piloto deve ser replicado para outros países.
Moçambique: impacto das mudanças climáticas.
Manuel Matola, da Rádio ONU em Maputo
As Nações Unidas vão desenvolver um projeto de adaptação climáticas nas zonas costeiras de Moçambique. A iniciativa, tida como pioneira a nível global, deve abranger 10 mil famílias.
Em declarações à Rádio ONU, de Maputo, o Especialista de Políticas de Mudanças Climáticas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, João Carlos Fernando, falou dos motivos da escolha.Impacto. "Moçambique é um dos países mais vulneraveis ao impacto das mudanças climáticas. Escolheu-se Moçambique dada essa vulnerabilidade que o país tem devido aos 2700 quilómetros que é a costa, então é um dos países que tem maior costa e tem maior concentração das comunidades lá e os impactos já se fazem sentir", explicou.Uma pesquisa do governo moçambicano refere que 90% da erosão que ocorre é causada por forças naturais."A nível nacional, nós temos mais de 30 sítios críticos que precisam de uma ou de outra maneira de uma intervenção urgente. Mas como esse projeto não pode financiar todos os locais foram identificados 3 locais mais críticos: na zona sul, foi a zona do distrito de Inharrime, na praia de Závora, na zona centro foi no distrito de Pebane, na Zambézia, na zona da praia também, e no norte, na zona de Pemba".João Carlos Fernando revelou que o plano sera financiado com US$ 1,5 milhão até 2015, a ser alocado pelo Fundo da ONU para o Microcrédito.O projeto de adaptção climáticas nas zonas costeiras moçambicanas engloba estudos científicos que devem ajudar a trazer resultados e recomendações, a serem usados a nível nacional e internacional." Fonte NEWS BRIEF  RADIO ONU.

Sem comentários:

Enviar um comentário