sexta-feira, 26 de novembro de 2010

ZAMBÉZIA - 2 - PRODUÇÃO DE CAJÚ EM ALTA

"ZAMBÉZIA - Castanha de caju atinge produção histórica. A PROVÍNCIA da Zambézia recuperou na campanha agrícola 2009/2010 os níveis de produção da castanha de caju, passando do volume das 3600 toneladas na safra anterior para 10800. Maputo, Sexta-Feira, 26 de Novembro de 2010:: Notícias
Trata-se de uma meta histórica bem conseguida, pelo menos nos últimos oito anos, quando o Governo e parceiros desafiaram os produtores na recuperação do parque cajual que tinha sido abandonado por razões conjunturais. A delegada dos Serviços Provinciais de Caju, na Zambézia, Maria de Lurdes Selemane, disse quando abordada pela nossa Reportagem que a campanha agrícola 2008/2009 foi das piores que não só prejudicou os produtores como também as expectativas que o Governo tinha devido ao investimento que fez na assistência aos produtores. A nossa entrevistada indicou como razão de fundo para o decréscimo da produção factores climatéricos como a insuficiência de chuvas, queimadas descontroladas que destruíram muitos cajueiros e ciclones. Depois da tempestade veio a bonança e os resultados da campanha são bastante animadores. A província da Zambézia tinha planificado a produção e comercialização de 10 mil toneladas mas, devido aos factores de produção, acabou ultrapassando a meta em mais de 800 toneladas.
Para campanha agrícola 2010/2011, o volume esperado é igualmente de dez mil toneladas mas há um grande investimento a ser feito para concretizar o plano. O Governo espera produzir e distribuir trezentas mil mudas de cajueiros a oito mil produtores por si directamente assistidos. O maior desafio do sector é distribuir mudas para produzir mas o grande constrangimento tem sido o abandono das plantas por parte dos beneficiários. Maria de Lurdes Selemane indicou, por exemplo, que algumas escolas recebem perto de duzentas mudas mas apenas sessenta é que sobrevivem só porque a nível do estabelecimento de ensino ou centros prisionais beneficiárias não houve um plano de maneio para cuidar as plantas até crescerem com um bom aspecto. Desde que o programa de relançamento da cultura do caju iniciou, na Zambézia, há dez anos já foram plantados 1500 mil cajueiros nos distritos potenciais produtores. O sector ainda não tem dados sobre o número de plantas que constituem o total do parque cajuícola na Zambézia. O que se sabe é que, no ano 2002, iniciou com 50 mil plantas mas, actualmente, tem vindo a distribuir aos produtores entre trezentos e trezentos e cinquenta mil mudas por ano no contexto das iniciativas de reanimar a produção do caju.
A introdução da semente melhorada é um dos desafios, estando em curso um trabalho de investigação que está a ser levado a cabo pelo Instituto de Investigação Agronómica. No quadro de assistência aos produtores, a nossa entrevistada disse que a pulverização dos cajueiros contra a doença do oídio e antrognose é garantido pelo Governo na sua totalidade. Entretanto, o distrito de Gilé acolheu, há dias, a cerimónia do lançamento da campanha de comercialização da castanha de caju. Dados disponíveis indicam que a província da Zambézia vai comercializar dez mil toneladas e a maior parte dessa produção será comprada por comerciantes oriundos da província de Nampula. O preço da comercialização é bom porquanto subiu de 11 meticais na última campanha para 20 meticais. Todavia, produtores têm se queixado de preços baixos praticados pelos compradores mas Maria de Lurdes Selemane advoga que esse problema pode ser ultrapassado quando os próprios produtores estiveram organizados em associações para defenderem interesses comuns. Jocas Achar" Fonte Jornal NOTICIAS.

Sem comentários:

Enviar um comentário