segunda-feira, 1 de novembro de 2010

MOÇAMBIQUE - OS TRANSPORTES SÃO DETERMINANTES - 13 - LIGAÇÂO FERROVIÁRIA ENTRE MAPUTO E CABO DELGADO ESTÁ A SER ESTUDADA

"Governo de Moçambique estuda ligação ferroviária entre Maputo e Cabo Delgado – Ministro dos Transportes e Comunicações . 01/11/2010 . O Ministro dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula disse na passada sexta-feira que 2011 será um ano crucial para a decisão de construir uma linha ferroviária a ligar o Maputo a Cabo Delgado. Falando ao jornal Notícias Paulo Zucula disse que neste momento decorrem negociações para a realização do troço entre Mutarara e Mutuale que é uma linha que atravessa a província da Zambézia e termina em Nampula ligando o Corredor de Nacala.  "Se os projectos petrolíferos derem certo no Norte vai ser facil negociar uma linha que saia de Mutuale em direcção a Mocímboa da Praia porque esta é a parte em que a linha poderá ser mais viável" disse o ministro. Paulo Zucula admitiu ainda que até ao final de 2011 "vamos ter o estudo certo sobre o traçado da linha, sobre o que vai custar e onde estarão os projectos que vão suportar a sua viabilidade. Uma vez isso feito é mais fácil avançar".
"Já existem alguns memorandos de entendimento e neste momento estão em curso estudos nesse sentido. Na semana passada houve uma reunião de logística de carvão e há grupos chineses que têm muito interesse nesse troço. Há há um grupo de moçambicanos que, com parceiros estrangeiros, também tem interesse nesse troço. A nossa ideia é deixar quem tem dinheiro fazer esses projectos" disse o responsável do governo. O ministro referiu que depois desse troço entre Mutarara e Mutuale será estuda a ligação do Dondo à Linha do Limpopo e posteriormente do Limpopo ao Botswana. (rm/macauhub)" Fonte Rádio Moçambique.

Sem comentários:

Enviar um comentário