segunda-feira, 2 de julho de 2012

INDEPENDÊNCIA DE MOÇAMBIQUE 37 ANOS COMEMORADA EM LISBOA PORTUGAL COM OS APOIOS DA EMBAIXADA DE MOÇAMBIQUE, DO CENTRO CULTURAL LUSO MOÇAMBICANO E OUTRAS ENTIDADES E EMPRESAS PORTUGUESAS

"Moçambicanos brindaram aniversário da Independência em Lisboa
02 de Julho de 2012, 11:48. O 37º aniversário da Independência de Moçambique foi comemorado no passado sábado, dia 30 de Junho, em Lisboa, Portugal. A Embaixada de Moçambique e o Centro Cultural Luso Moçambicano "mimaram" os moçambicanos com uma alegre festa, cheia de música, animação e gastronomia nacional.
A Embaixada de Moçambique em Portugal e o Centro Cultural Luso Moçambicano (CCLM), com o apoio de diversas empresas e instituições moçambicanas e portuguesas, organizaram uma festa convívio para a comunidade moçambicana. Toda a gente foi a Lisboa, não houve quem quisesse perder este dia tão importante para a nação moçambicana, indivíduos do Porto, Coimbra e Algarve marcaram presença na festa."A festa visa envolver a comunidade moçambicana, portugueses e outros povos. A ocasião junta a todos para relembrar a bravura que o povo teve em lutar para a sua liberdade", disse o Embaixador de Moçambique Jacob Jeremias Nyambir acreditado em Lisboa. Por conseguinte, o diplomata realçou que, “agora é tempo de manter a unidade nacional, aumentar a capacidade de aprender e fazer para podermos transformar a nossa riqueza e promover o desenvolvimento do país”. Pompa e circunstâncias caracterizam as festividades do 37º aniversário da Independência nacional, efeméride que coincide com as comemorações dos 50 anos da fundação da FRELIMO, partido no poder. O evento teve início às 13h00 e só viria a terminar às 20h00. Destaque vai para a realização do churrasco, que começou com o discurso do artista Lívio de Morais, presidente do Centro Cultural Luso Moçambicano e o Embaixador Jacob Nyambir, precedido de muita dança, comes e bebes que encheram os moçambicanos de alegria.
O Embaixador Nyambir, não deixou de realçar o importante papel que o Centro Cultural Luso Moçambicano teve para a realização desta festa. Apesar da crise, com muito esforço foi possível unir e alegrar as pessoas. Por questões financeiras, a embaixada moçambicana não pode contribuir com dinheiro, mas não deixou de abraçar a iniciativa e contribui-o de outras formas para concretizar os objectivos.O momento é oportuno para pedir o regresso dos voos Lisboa/Maputo pela operadora nacional LAM, disse o pintor Lívio de Morais. “O povo moçambicano em Lisboa merece ser ajudado e ter boas condições sempre que quiser voltar a casa”. A ilustre figura da cultura moçambicana, falou também da importância deste dia inesquecível para os moçambicanos, 37 anos de maturidade, prosperidade, paz e unidade nacional.A comunidade também colaborou e mostrou que sabe conviver. Miúdos e graúdos mostraram como se dança a marrabenta. Foi bom saborear a matapa (gastronomia nacional), garantiu um dos participantes. As mamanas subiram ao palco e entoaram músicas tipicamente moçambicanas, a magia era tanta, que o povo agradeceu a iniciativa e pede mais convívios alegres como este.
@Renato Costa & Ana Oliveira. Relacionados:+ Festa da Independência de Moçambique em Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário