sexta-feira, 24 de outubro de 2014

PORTUGAL EXPORTAÇÕES E MERCADOS APONTADOS PELA AICEP - AGENCIA PARA O INVESTIMENTO E COMÉRCIO EXTERNO DE PORTUGAL: FRANÇA E MOÇAMBIQUE

"AIMinho: “Aumentar as exportações é caminho de sentido único”
A palavra de ordem é aumentar as exportações portuguesas.
Uma missão que a AICEP- Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal está a levar a cabo pelo país com um Roadshow Portugal Global que, ontem, esteve na Associação Industrial do Minho, para falar aos empresários da região sobre as oportunidades de negócio que continuam a surgir em França (sector da moda) e sobre o espaço que se abre a novas empresas em Moçambique (sectores da construção e materiais de construção).

“O roadshow é um exercício de proximidade com as empresas a dois níveis: por um lado, a proximidade porque no longo roadshow em que cada uma das regiões nós ficamos dois, três dias antes, a visitar as empresas e ouvir as suas preocupações, e depois um exercício de proximidade neste evento em concreto, em que nós juntamos os principais empresários da região para abordar dois mercados destino em concreto e dois sectores que sejam relevantes. O papel da AICEP aqui é facilitar a vida dos empresários e tornar o processo de internacionalização o mais simplificado possível para eles”, afirmou ao ‘Correio do Minho’ Pedro Ortigão Correia, administrador da AICEP.

Perante uma plateia lotada de empresários, o presidente da Associação Industrial do Minho, António Marques, destacou o “facto de uma agência pública como a AICEP estar a sinalizar e apoiar os empresários no processo de internacionalização porque não temos alternativa senão olhar para outras geografias, olhar para outros mercados e, sobretudo, hoje o que assistimos aqui é a discussão de dois mercados: Moçambique e França. Vejo de uma agência pública total disponibilidade para colaborar connosco nas dificuldades, nos pontos fortes e fracos, nos riscos e, sobretudo, pôr toda a sua equipa ao serviço de todos para que as empresas possam aumentar as exportações”.

Na sua mensagem dirigida aos empresários, o presidente da AIMinho é peremptório a afirmar que “nós precisamos muito de aumentar as exportações, que é caminho de sentido único. Numa altura em que não há investimento público, em que não há possibilidade de crescer muito no consumo privado e no consumo público, a única alternativa é pôr as empresas, é facilitar a vida às empresas no sentido que as exportações subam”.
No seminário, os representantes da AICEP em Paris e Maputo traçaram o perfil destes mercados e as várias oportunidades de negócio.

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FONTE: CORREIO DO MINHO, NEWSBRIEF E AICEP

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