sábado, 18 de outubro de 2014

NACALA - PORTO, MOÇAMBIQUE INSTALA FONTANÁRIOS MÓVEIS PARA ABASTECIMENTO DE ÁGUA, SERVINDO DESDE JÁ 40.000 RESIDENTES

FONTANÁRIOS móveis para o abastecimento de água estão a ser instalados em diversos bairros da cidade portuária de Nacala, em Nampula. Numa primeira fase, o projecto vai beneficiar pouco mais de 40 mil residentes daquela autarquia.
Trata-se de uma iniciativa integrada no rol de promessas eleitorais feitas pelo Presidente daquele município, Rui Chong Saw, aquando das eleições autárquicas de Novembro de 2013. Refira-se que durante a “caça” ao voto para a sua eleição a presidente do município de Nacala, Rui Saw prometeu que caso fosse eleito, uma das prioridades seria a solução da problemática da escassez de água, mesmo reconhecendo que já havia esforços de ampliação da barragem com vista a aumentar a capacidade de captação e distribuição.
No total são 16 fontes móveis de abastecimento com capacidade de 7500 litros cada, de água, beneficiando as unidades territoriais de Ribáuè, Mocone, Onthupaia, Nabulusa, Muanona e Triângulo.
A construção destas fontes, segundo dados apurados pela nossa Reportagem, custou cerca de 700 mil meticais aos cofres do município e alguns parceiros do sector privado. Aliás, este valor poderá aumentar em função das necessidades que surgirem durante a fase de implementação deste programa social.
Falando aos munícipes do bairro de Mucuaipa, no acto da entrega do primeiro lote daquelas fontes de abastecimento de água, Rui Saw reiterou a sua aposta de colocar estes meios nos 41 bairros que compõem a cidade, que ainda se confrontam com o problema de acesso a este líquido vital.
Antes da montagem deste sistema os moradores de todos os bairros abrangidos pelo projecto consumiam água imprópria, chegando alguns a usar água do mar para lavar roupa.
“Em toda a cidade esta operação vai permitir a montagem de 60 fontes móveis de água para o abastecimento do líquido aos nossos munícipes, enquanto o projecto da barragem ainda não for concluído, que vai beneficiar um universo de 150 mil residentes da nossa cidade”, prometeu Rui Saw.
A gestão deste projecto é da responsabilidade dos responsáveis dos respectivos bairros e unidades territoriais, onde está implantado e a sua aquisição é gratuita, cabendo ao município fornecer os tanques móveis de água montados, semanalmente, em todas as segundas, quartas e sextas-feiras, de acordo com Rui Chong Saw.
Mesmo considerando que a situação de fornecimento de água aos munícipes desta autarquia tenha registado alguma melhoria, com colocação destes novos tanques, o edil de Nacala-Porto entende que esforços devem ser empreendidos durante o seu mandato no sentido de fornecer mais água à população mais carenciada, como a de Mahelene e Lile, que nunca tiveram abastecimento de água potável desta natureza.
“Está nos planos para este mandato acabar com o problema da escassez de água que  se faz sentir no seio dos nossos munícipes. Para o efeito, contamos com o apoio técnico do FIPAG”, anotou o presidente do município de Nacala-Porto, que durante a semana toda procedeu à entrega do sistema de abastecimento em diversos bairros da cidade."
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário