sábado, 4 de outubro de 2014

NAMPULA / CUAMBA MELHOROU O ACESSO RODOVIÁRIO, AS PROVINCIAS DE NAMPULA E NIASSA FICAM ASSIM COM MELHORES LIGAÇÕES

A MELHORIA na transitabilidade da estrada Nampula/Cuamba está a estimular o desenvolvimento do turismo na vila autárquica de Malema.
A rodovia que estabelece ligação entre as províncias de Nampula e Niassa está a receber obras de reabilitação e asfaltagem, num projecto coordenado pela Administração Nacional de Estradas (ANE).
Ângelo Fonseca, presidente do Município de Malema, explica que a vila, detentora de um elevado potencial para a prática da agricultura, está a registar o aumento do fluxo de turistas, sobretudo nacionais, que procuram oportunidades para desenvolver actividades económicas, como a prestação de serviços de bar e restauração entre outros negócios.
Na percepção do presidente do Conselho Municipal da vila de Malema esse aumento de visitantes anima sobretudo aos operadores locais da área do turismo, posto que agora já não fazem falta clientes que procuram os mais variados serviços na vila.
“A reabilitação e asfaltagem da estrada estão a trazer ganhos para a nossa vila. Agora chegam a Malema muitas pessoas vindas de vários pontos do país para passarem as suas férias ou mesmo  fim-de-semana. A nossa esperança é que o distrito de Malema, em particular a sua vila sede, venha a conhecer um desenvolvimento turístico e consequente aumento na colecta de receitas”, realçou Ângelo Fonseca.
A fonte apontou as facilidades criadas por algumas empresas transportadoras de passageiros, que já abriram a rota Nampula/Malema, tirando proveito da melhoria da transitabilidade da estrada para Cuamba.
O edil de Malema acrescentou que face ao impacto positivo que aquela estrada está a trazer naquela parcela do país, mesmo que ainda esteja em obras, muitos operadores turísticos melhoraram bastante na prestação de serviços aos seus clientes, enquanto outros já querem materializar os seus projectos de construção. Deu como exemplo as infra-estruturas para hospedagem e venda de diversos produtos.
A reabilitação da estrada que estabelece a ligação entre as cidades de Nampula e Cuamba, numa extensão de 310 quilómetros, está avaliada em 267 milhões de dólares norte-americanos. A nossa Reportagem constatou que grande parte do troço Nampula/Malema está asfaltada.
A vila de Malema, que se situa no Corredor de Nacala, conta neste momento com alguns bares e restaurantes, complexos habitacionais, pensões e outros locais de lazer e acomodação.
Outros dados recolhidos pela nossa Reportagem indicam que aquele município encontra-se neste momento a implementar um projecto de reabilitação de estradas que se encontravam intransitáveis em alguns bairros da vila, com destaque para o de Mpeneca, cujas obras incluem pavimentação de principais passeios da vila."
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário