terça-feira, 14 de outubro de 2014

NACALA - A - VELHA , NAMPULA, MOÇAMBIQUE A CAMINHO DO MAIOR ENTREPOSTO COMERCIAL DE NAMPULA

O DISTRITO de Nacala-à-Velha, em Nampula, vai transformar-se a breve trecho no maior entreposto comercial a nível daquela província, onde a disponibilidade de produtos agrícolas, alimentares, materiais de construção civil, mobiliário e outros será assegurada no mercado.
Celestino Linha, director dos Serviços Distritais das Actividades Económicas em Nacala-à-Velha, garante que a operacionalização do terminal local de carvão mineral para exportação vai promover as condições naturais para a criação do referido entreposto.
A vila de Nacala-à-Velha acomoda o terminal multiuso em construção, com obras em fase avançada. A mineradora Vale Moçambique está a investir para o efeito cerca de cinco mil milhões de dólares norte-americanos, que suportam igualmente a reabilitação e construção de uma linha-férrea dentro do “Corredor de Nacala” com cerca de 900 quilómetros, que atravessa parte do território da vizinha República do Malawi.
Celestino Linha diz que, através do sistema ferroviário em questão, será escoado não só o carvão mineral explorado na carbonífera de Moatize, em Tete, como também outras mercadorias, nomeadamente, produtos agrícolas, gado para oferta de carne, assim como materiais diversos, com destaque para construção civil, acessórios para equipamentos, veículos e mobiliário para colocação no mercado de Nacala-à-Velha.
Parte significativa dos excedentes agrícolas dos produtos baseados nas províncias do centro bem assim na vizinha República do Malawi será escoada para a colocação em Nacala-a-Velha, segundo o entrevistado, que acrescenta estar assegurada a compra dos mesmos, pois os projectos de construção de infra-estruturas económicas e sociais em curso naquele distrito carecem de uma logística sustentável.
Apesar de a cidade de Nacala-Porto ser neste momento estratégica do ponto de vista de logística de equipamentos que são transportados via marítima, a nossa fonte acredita que a urbe vai depender grandemente do entreposto comercial de Nacala-à-Velha para suprimento de vários bens logo que for constituído de forma espontânea pelos pequenos, médios e grandes operadores na área do comércio. 
O distrito de Nacala-à-Velha conta actualmente com uma população estimada em 114 mil habitantes, sendo que a sua maioria concentra-se na vila-sede, onde trabalham mais de cinco mil operários nos projectos de construção de infra-estruturas sociais e económicas privadas.
Aquele distrito, que até início do ano 2010 era considerado um dos mais pobres da província de Nampula e que, entretanto, a sua economia começou a ser alavancada com a descoberta do seu potencial para a construção de infra-estruturas portuárias como ponto de partida para o mercado internacional de carvão mineral e de processamento de produtos petrolíferos, já conta com um plano de estrutura que preconiza não somente o assentamento das populações locais como de empreendimentos que podem vir da cidade vizinha de Nacala-Porto.
“Nacala-Porto vai ressentir-se da falta de terras para acomodar a sua população bem como projectos económicos, e Nacala-à-Velha constitui um balão de oxigénio nesse domínio para o município de Nacala, por essa razão já foi precavida essa situação”, enfatizou Celestino Linha.
 
MAIOR PRODUÇÃO AGRÍCOLA
 
Na campanha agrícola finda, o distrito de Nacala-à-Velha alcançou aquela que é considerada a melhor da última década, ao alcançar 192 mil toneladas de culturas alimentares diversas contabilizadas até o momento, contra uma meta de 181 mil toneladas.
Celestino Linha acredita que as cerca de 11 mil toneladas, que significam a superação da meta, podem evoluir para números maiores, pois há culturas que são contabilizadas à medida que os produtores efectuam as colheitas e escoamento do campo para as zonas de origem.
O entrevistado aponta que a crescente demanda de produtos agrícolas que se verifica neste momento em razão da aglomeração de operários que desenvolvem obras no distrito estimulou os produtores a se empenharem na agricultura tendo em conta as facilidades de colocação dos seus resultados.
“Neste momento a nossa preocupação como Governo não está centrada na quantidade, mas na diversificação de culturas para satisfazer a demanda e garantir a segurança nutricional. As 191 mil toneladas até aqui conseguidas pelos produtores satisfazem o consumo do distrito, que figurava na lista das regiões com insegurança alimentar e nutricional cíclica”,disse.
Celestino Linha destacou que além do projecto da Vale Moçambique, que emprega cerca de cinco mil operários, Nacala-à-Velha tem ainda vários outros projectos do sector privado em carteira cujo arranque está para breve. O desenvolvimento dos referidos empreendimentos vai exigir o recrutamento de vários milhares de operários, o que vai exigir uma logística à altura que se torna desafio dos produtores satisfazer a demanda de alimentos.
TURISMO EM CRESCIMENTO
O turismo é um sector que está a registar avanços significativos, sobretudo em qualidade do serviço que é prestado aos utentes das estâncias e casas de pasto no distrito de Nacala-à-Velha. Dezasseis unidades de restauração e turismo funcionam no distrito, contra duas em 2010.
Celestino Linha precisou que o turismo quebra as barreiras religiosas e neste momento a carne suína tem registado o crescimento da sua demanda nos restaurantes que servem comidas portuguesas e brasileiras, aliás, a origem dos seus proprietários, o que desafia a comunidade local a enveredar pela suinicultura.
Em Nacala-à-Velha existem condições adequadas para a suinicultura, ao contrário do que acontece para o fomento de bovinos, em razão da escassez de pasto. Segundo Celestino Linha, o Governo local está a divulgar junto da comunidade e do empresariado, em particular, a oportunidade que podem tirar com a prática da suinicultura, que é um segmento de negócio lucrativo.
“Com relação à pesca estamos a fazer o levantamento das necessidades por parte dos pescadores artesanais porque sabemos que há disponibilidade de alguns apetrechos de pesca. O objectivo é aumentar o número de pescadores que possam obter volumes de pescaria para abastecer o mercado de produtos marinhos que são procurados a nível geral, mas no sector do turismo em particular”,disse aquele dirigente.
A fonte precisou que o sector do turismo está a oferecer oportunidades de emprego que concorrem para a redução do nível de desemprego em Nacala-à-Velha, em particular com relação à mulher.
Carlos Tembe"
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário