sexta-feira, 3 de outubro de 2014

MOÇAMBIQUE EM AMBIENTE DE PAZ, VIVE A CAMPANHA ELEITORAL!, OPINIÃO DE AUGUSTO MACEDO PINTO, PUBLICADA EM SAVANA, 3 DE OUTUBRO DE 2014


OPINIÃO

MOÇAMBIQUE EM AMBIENTE DE PAZ,

VIVE A CAMPANHA ELEITORAL!

Com o fim das hostilidades militares e com a “Cerimónia de Assinatura do Memorando de Entendimento, resultante do Diálogo Politico entre o Governo e a Renamo” ocorrida em Maputo a 5 de Setembro de 2014, são as vidas humanas de cidadãos que se respeitam e preservam, é o seu dia a dia que flui, funcionam os hospitais, as escolas, cultivam-se os campos, exulta-se de alegria livre e não contida, é a PAZ em Moçambique!

Percorrer por estrada as Províncias como Sofala, Manica, Tete, Zambézia, Nampula e Cabo Delgado que me perdoe o Niassa estou mesmo em falta, vê-se, constata-se, sente - se mudança, muitas oportunidades para pequenos e médios empresários sejam nacionais ou estrangeiros. Dependendo das actividades a desenvolver é bom que os empresários se compenetrem que é necessário muito trabalho, muito sacrifício, muita compreensão, para o projecto singrar. O dinheiro é importante, mas não determinante. O domínio do negócio a desenvolver, a competência, a liderança, vem dai. Permitam-me parafraseando o saudoso engenheiro de pontes, também algumas suas em Moçambique, Zambeze na cidade de Tete e a do Save, por exemplo, dizia ele com frequência: “QUEM SABE FAZ, QUEM NÃO SABE, ENSINA”. O mercado seja do destino a dar à produção agrícola, hortícola, avícola, pecuária, caprina, ovina, suinicultura, coelhos, o que for, como a logística infra estruturas, estradas e pontes, ainda fragilizadas para as exigências que as empresas e os mercados pretendem. Claro, poder-me-ão dizer, o mercado tudo regula, a lei da oferta e da procura, os meios de transporte adequados aparecem com as necessidades, mas em alguns dos casos anteriormente referidos o tipo de embalagem, a calibração, a qualidade, a armazenagem, exigem os seus requisitos, têm as suas particularidades. As possíveis concessões de espaços (Lei de Terras), sua localização e dimensão, atenta a natureza da actividade são determinantes.  Bem, e os portos e aeroportos, a operarem com os recursos humanos e equipamentos adequados às solicitações, sempre com atenção aos custos de operação e ainda à rapidez com que se exporta seja em carga contentorizada ou geral, seja à rapidez com que se faz sair o contentor do porto ou a carga geral no caso das importações.

A expansão da banca comercial com agências a surgirem nos Distritos é um caminho importante, nos meios urbanos se dotassem as mesmas com muito mais pessoal, o cliente não perderia tanto tempo em filas intermináveis e eram postos de trabalho que se criavam.

Os mercados dos seis Países vizinhos que fazem fronteira com Moçambique, mercados emergentes para produtos e serviços das empresas moçambicanas são um destino a não desperdiçar. Dai que a ser possível as associações empresariais moçambicanas organizarem com regularidade missões empresariais a estes seis destinos,  seriam novas oportunidades que se criavam, num e noutro sentido, pois o inverso também ocorreria, as suas congéneres desses Países também promoveriam as deslocações e buscas de oportunidades em Moçambique.

Os indicadores económicos recentes de Moçambique têm relevante importância que se analisem, sem prejuízo de uma deslocação ao local onde eventualmente se pretenda instalar ou desenvolver uma actividade empresarial, não será demais consultar, ouvir as entidades oficiais locais, nomeadamente as governamentais e municipais, sejam do Distrito ou da Província, as representações diplomáticas, as associações empresariais, a banca comercial, as universidades ou outros estabelecimentos de ensino, recurso a consultores e outros.

Moçambique vive um ritmo de mudança, a velocidade da busca de soluções de onde, como, e quando investir é pode-se dizer acelerada, aqui fica o desafio!

AUGUSTO MACEDO PINTO, Advogado, PUBLICADO EM SAVANA, 3 DE OUTUBRO DE 2014, SEMANÁRIO DE MOÇAMBIQUE.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário