sexta-feira, 17 de outubro de 2014

GORONGOSA, SOFALA, MOÇAMBIQUE, PARQUE NACIONAL DA GORONGOSA ASSINA ACORDO DE PARCERIA COM O GRUPO SOICO

"Moçambique, África O Parque Nacional da Gorongosa, representado pelo seu Administrador  Mateus Mutemba e pelo Presidente do “Gorongosa Restoration Project” (GRP) e membro do Comité de Supervisão do PNG Greg Carr, assinou hoje na cidade de Maputo um acordo de parceria com o Grupo SOICO, representado pelo seu Presidente do Conselho de  Administração  Daniel  David  e pelo Administrador Enoque Massango.
Este acordo de parceria foi assinado no âmbito do recém-criado Clube Empresarial da Gorongosa, uma iniciativa que pretende encorajar e envolver a comunidade empresarial moçambicana no nobre esforço de restaurar um dos Parques mais emblemáticos em África e no mundo.
No decorrer do acto o Administrador Mutemba comentou: "É com um enorme prazer que registamos a adesão do Grupo SOICO, o principal grupo de comunicação privado em Moçambique, que integra dois canais de televisão (a STV e a STV Notícias), a estação de rádio SFM e o jornal diário O País, ao Clube Empresarial da Gorongosa."
Por parte do Grupo SOICO, o Presidente Daniel David afirmou que O Parque Nacional da Gorongosa é um dos principais símbolos de Moçambique e o sucesso da conservação da biodiversidade no Parque e o desenvolvimento das comunidades vizinhas será possível com o apoio da  comunidade  empresarial actuante em Moçambique e de todos os Moçambicanos. Estamos certos que os nossos meios de comunicação social podem desempenhar um papel muito importante para alertar e envolver a sociedade civil na valorização e conservação da biodiversidade, em particular, no projecto do Parque Nacional da Gorongosa.”
Uma componente chave desta colaboração será a divulgação das actividades do GRP nas diferentes plataformas de comunicação do Grupo SOICO, nomeadamente, televisão, jornal impresso e digital bem como a veiculação de programas semanais referentes ao Parque Nacional da Gorongosa na grelha dos canais “STV” e “STV Notícias”.
Sobre o Parque Nacional da Gorongosa e o Projecto de Restauração da Gorongosa
O Parque Nacional da Gorongosa é o mais conhecido parque nacional de fauna bravia de Moçambique e situa-se no extremo sul do Grande Vale do Rift Africano. É o lar de alguns dos ecossistemas biologicamente mais ricos e geologicamente diversos do continente Africano. Os seus limites abrangem as grutas e desfiladeiros profundos do Planalto de Cheringoma, as vastas savanas do Vale do Rift e a preciosa floresta tropical húmida da Serra da Gorongosa. No entanto, os ecossistemas foram profundamente afectados durante o conflito civil em Moçambique (1977-1992). Depois da guerra, em 1993-1996, os caçadores ilegais incrementaram a destruição, e muitas das grandes populações de animais da Gorongosa foram reduzidas em mais de 90%.
Em 2005, a Fundação Carr, uma organização dos EUA sem fins lucrativos fundada pelo filantropo americano e conservacionista Gregory C. Carr, juntou-se com o Governo de Moçambique no âmbito de um memorando de entendimento para restaurar o  Parque  Nacional  da  Gorongosa.  A  parceria,  conhecida como "Gorongosa Restoration Project" (GRP), é um dos mais ambiciosos esforços  de  restauração  de parques jamais tentado (a restauração também tem beneficiado do apoio da USAID). O acordo promove o duplo objectivo de restauração de ecossistemas e melhoria do desenvolvimento humano para as comunidades locais. Até agora, o GRP revitalizou equipes anti-caça furtiva; reconstruiu infra-estruturas do parque; realizou monitorização biológica; reintroduziu herbívoros (zebras / bois-cavalos / búfalos / elefantes / hipopótamos); construiu infra-estruturas sociais para as comunidades vizinhas, centros de educação e investigação científica; estabeleceu programas de agricultura e de saúde em colaboração com os governos dos distritos vizinhos; e em 2010 o Governo de Moçambique expandiu os limites do Parque para incluir a Serra da Gorongosa e uma zona tampão de  3.300  quilómetros  quadrados  em  torno  do Parque."
FONTE: VASCO GALANTE/GORONGOSA


Sem comentários:

Enviar um comentário