sexta-feira, 18 de julho de 2014

ESPANHA E MOÇAMBIQUE, FILIPE VI REI DE ESPANHA CONCEDE AUDIÊNCIA AO EMBAIXADOR DE MOÇAMBIQUE JOSÉ MATSINHA, REFORÇADA COOPERAÇÃO BILATERAL ENTRE ESPANHA E MOÇAMBIQUE

"0714PEX-ESPANHA REAFIMA REFORÇO DA COOPERAÇÃO COM MOÇAMBIQUE

18-07-2014 05:43:27

Lisboa, 18 Jul (AIM)- A Espanha reafirmou esta quinta-feira, em Madrid, o interesse de ver reforçada a actual cooperação bilateral multifacetada com Moçambique e a necessidade de alargar para novas áreas.
O interesse nesse sentido foi reafirmado na audiência que o novo Rei da Espanha, Felipe VI, concedeu ao novo Embaixador de Moçambique naquele país europeu, José Matsinha, depois do diplomata moçambicano ter apresentado as Carta Credenciais como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Moçambique na Espanha. O desejo da Espanha em reforçar a cooperação insere-se num amplo plano que abrange África, em geral.
Numa breve conversa telefónica com a AIM, em Lisboa, a partir de Madrid, a capital espanhola, José Matsinha confirmou que, na audiência, esteve em destaque a cooperação nas áreas tradicionais (Saúde, Educação, Energia, Pescas, Segurança Pública). Moçambique está, fundamentalmente, interessado na componente formação na Saúde e Turismo e quer aproveitar a experiência da Espanha na Agricultura, incluindo Agro-processamento. No Turismo o interesse inclui a aposta no investimento.
Na economia espanhola, as Pequenas e Médias Empresas (PME) tem grande peso, daí também o desejo de Moçambique apostar na experiência daquele país europeu.
O diplomata moçambicano disse ter notado da parte do rei 'uma grande vontade' de ver reforçada a cooperação Espanha e Moçambique. Em 2010, o Presidente moçambicano, Armando Guebuza, visitou Espanha, numa deslocação que pretendia dar um novo impulso às relações políticas e diplomáticas e estreitar a cooperação
José Matsinha falou igualmente da cerimónia de acreditação. 'Apresentei à Sua Majestade o Rei Don Felipe VI, as Cartas Credenciais que me acreditam como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Moçambique na Espanha, numa cerimónia que a Casa Real deu grande destaque com pompa e circunstância'.
O diplomata moçambicano foi o segundo a ser acreditado depois da embaixadora do Uganda.
'Na cerimónia, a primeira como Chefe de Estado, o Rei Don Felipe VI apresentou-se com uniforme de grande etiqueta (gala) do Exército de Terra - o mesmo que trajou aquando da sua proclamação', em Junho passado, acrescentou José Matsinha, nomeado Embaixador de Moçambique na Espanha, em Janeiro deste ano, pelo Chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza.
Antes da nomeação para Espanha, Matsinha ocupava o cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Moçambique no Egipto e, em Madrid, substituiu no cargo Fernanda Lichale, actualmente Embaixadora de Moçambique em Portugal.
(AIM)DM(AIM)" FONTE: SAPO MZ.

Sem comentários:

Enviar um comentário