sábado, 6 de outubro de 2012

MONAPO NAMPULA MOÇAMBIQUE PROSPECÇÃO DE FOSFACTOS EM FASE FINAL

"Monapo: Prospecção de fosfatos entra na fase crucial


AS actividades de prospecção de fosfato na localidade de Evate, no distrito de Monapo, acabam de entrar na fase quantificação dos jazigos. Trata-se de um mineral usado na indústria química para a produção de ácido fosfórico e fertilizantes.Maputo, Sábado, 6 de Outubro de 2012:: Notícias
Segundo, Fila Lázaro, porta-voz da Direcção Provincial dos Recursos Minerais e Energia (DIPREME) - em Nampula, o projecto entrou numa fase crucial, pois, determinação da quantidade de minério existente constitui elemento “chave” para o investidor decidir se há ou não condições para passar para a fase de exploração.Mais de 20 milhões de dólares norte-americanos foram investidos desde 2007, nomeadamente para custear estudos técnicos, incluindo ensaios laboratoriais, estudos de pré-viabilidade, licenciamento ambiental e consultas públicas.Localizada a 130 quilómetros da capital provincial, a mina de Evate foi concessionada à empresa. Vale Moçambique, de origem brasileira, por um período de 28 anos. Com a entrada em funcionamento da mina, espera-se que oitocentas pessoas tenham acesso a emprego fixo, pois, para além da exploração de fosfato, o empreendimento preconiza igualmente a instalação de outras infra-estruturas associadas para o transporte e armazenamento daquele minério.Quanto à energia eléctrica, consta que serão necessárias aproximadamente 60MW, quantidade considerada como sendo elevada para as actuais capacidades da zona. Para tal, estão em análise duas alternativas, sendo a primeira que é o recurso à electricidade da rede nacional (gerada a partir da Hidroeléctrica de Cahora Bassa, em Tete) e outra, através de uma termoeléctrica a carvão mineral.No que à água diz respeito, imprescindível em todas as fases do empreendimento, desde a produção e o tratamento do minério até aos serviços de apoio, consta que serão necessários 2400 metros cúbicos por dia, a ser captada de uma barragem a ser construída junto ao rio Monapo.Ainda com o recurso ao fosfato de Evate, a Vale Moçambique pretende construir um complexo industrial para a produção de fertilizantes, no distrito costeiro de Nacala-a-Velha.
O empreendimento é orçado em três biliões de dólares norte-americanos e será implantado na zona de Nanare, devendo ocupar um espaço de 700 hectares. " Fonte Jornal NOTICIAS.

Sem comentários:

Enviar um comentário