sábado, 20 de outubro de 2012

CRESCIMENTO GLOBAL EM MOÇAMBIQUE PARA 2013 SERÁ 8,6%: SECTORES COMO CONSTRUÇÃO,AGRICULTURA, INDÚSTRIA, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES E PESCAS.

Plano económico e social 2013: Produção global com perspectivas animadoras


A PRODUÇÃO global do país deverá registar um crescimento em 8,6 por cento em 2013, segundo projecções do Governo baseadas no previsto desempenho positivo dos sectores de Construção, Transportes e Comunicações, Indústria, Comércio, Agricultura, Pesca e Financeiro.
Maputo, Sábado, 20 de Outubro de 2012:: Notícias Estes indicadores são discutidos na proposta do Plano Económico e Social para 2013, cujo documento foi já submetido à Assembleia da República para debate e aprovação. De acordo com o documento a que o Notícias teve acesso recentemente, na planificação de 2013 teve se em conta o cenário Fiscal de Médio Prazo (2013-2015), os Limites Globais Indicativos para a Componente Interna de Investimentos, entre outros instrumentos.De acordo com as previsões, o sector de construção terá um crescimento de 5,6 por cento, influenciado pelos investimentos em curso no sector das estradas, com destaque para o início da construção da estrada Circular de Maputo, e a asfaltagem de cerca de 900 quilómetros de estradas nas regiões Sul, Centro e Norte do País. As estradas a serem asfaltadas são Mocuba – Milange (60 km); Nampula – Cuamba (130 km) ; Montepuez – Ruaça (80 km); Marrupa – Ruaça (40 km); Lichinga - Litunde e 7 pontes (30 km); Caniçado - Chicualacuala (190 km); Chimoio - Espungabera (210 km) e Mueda – Oasse – Mocímboa da Praia – Palma - Namoto (160 km).Os mesmos investimentos, de acordo com a fonte, abrangem as obras em curso de construção da nova ponte sobre o rio Zambeze, na província de Tete, e a construção do aeroporto internacional de Nacala, na província de Nampula. Relativamente ao sector agrícola, o previsto crescimento deverá resultar da intensificação da produção de alimentos, para o que estão em curso investimentos no desenvolvimento de infra-estruturas e equipamentos, nomeadamente sistemas de irrigação e máquinas, sementes, pesticidas, além das acções de pesquisa e extensão agrárias, num contexto de boas expectativas climatéricas. Do sector da indústria, o Governo espera que haja uma boa contribuição das indústrias alimentar e de bebidas, minerais não metálicos, nomeadamente a fabricação de cimento, metalurgia de base e da indústria de tabaco, chá, açúcar, algodão, caju, madeira e mel. Nos transportes e comunicações, segundo o documento que temos vindo a citar, o crescimento previsto resultará do escoamento de carvão de Moatize, do início do serviço de cabotagem marítima, do desempenho na telefonia móvel entre outros investimentos nas infra estruturas do sector. Já na área de pescas, a expectativa é que o desempenho da pesca artesanal, em particular na captura de peixe, influencie a contribuição do sector para o crescimento global da economia em 2013. O Plano do sector para 2013 indica uma cifra de captura de 196 mil toneladas de pescado diverso, com a pesca artesanal a contribuir com 171 mil toneladas."Fonte JORNAL NOTICIAS.

Sem comentários:

Enviar um comentário