sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

MALANGATANA

"Porto e Lisboa homenageiam Malangatana


Artes plásticas

O pintor moçambicano Malangatana, que morreu anteontem, em Matosinhos, vai ser homenageado hoje em Lisboa, estando prevista a trasladação do seu corpo para Moçambique na terça-feira, disse, à Lusa, fonte da Embaixada de Mo-çambique. Ontem, vários representantes moçambicanos, familiares e amigos prestaram, no Porto a última homenagem ao pintor, cujo corpo esteve em Câmara-ardente na Faculdade de Belas Artes até às 23 horas.
A homenagem na capital vai ter lugar na sala do refeitório do mosteiro dos Jerónimos, onde o corpo estará em câmara-ardente a partir das 9horas. Pelas 16 horas, será celebrada uma missa, após uma cerimónia pública de homenagem prestada pelo Governo português, no mesmo local, com intervenções de diversas individualidades, com início às 15 horas.
Na terça-feira, às 18.40 horas, o corpo será trasladado para Moçambique, onde terão lugar as cerimónias fúnebres.
Malangatana tinha 74 anos e estava internado no Hospital de Pedro Hispano, onde faleceu vítima de doença prolongada. O desaparecimento foi lamentado por artistas, amigos, políticos e entidades oficiais do Mundo lusófono.
A Embaixada de Moçambique lamentou, ontem, “com profunda mágoa, o desaparecimento físico do conceituado artista plástico”.

Fonte Jornal de Noticias 2011.01.07

Sem comentários:

Enviar um comentário