segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

BARCLAYS ÁFRICA CONTINUA APOSTADO NO CONTINENTE AFRICANO

BARCLAYS ÁFRICA CONTINUA APOSTADO NO CONTINENTE

29-02-2016 17:43:56
Johanesburgo, 29 Fev (AIM) – O Barclays Africa reitera que continua fortemente comprometida com o continente africano.

Uma subsidiária do banco Barclays PLC, com sede no Reino Unido, o Barclays Africa é o maior accionista do banco Absa SA, na vizinha Africa do Sul.

Esta posição surge na sequência de uma notícia posta a circular pelo Financial Times, na sexta-feira, alegando que o Barclays PLC estaria vendendo as suas unidades em África como uma medida para reduzir os seus custos operacionais.

Citando fontes próximas do assunto, o Financial Times escreve que o Barclays PLC deixou de encarar o Barclays Africa como o âmago da sua estratégia.

O Absa possui uma participação de 98,1 por cento no Barclays Bank Moçambique, antigo Banco Austral, adquirida em Janeiro de 2002. O Barclays Bank Moçambique é um dos maiores bancos em Moçambique, com filiais em todas as províncias e que serve cerca de 350.000 clientes.

Em comunicado de imprensa divulgado nesta segunda-feira, o banco disse que continua 'comprometido com África, onde continuamos a encarar com optimismo as nossas perspectivas de crescimento e a operar normalmente'.

O Barclays PLC, que detém 62,3 por cento do Barclays África, continua a avaliar as suas opções estratégicas em relação à sua participação no Grupo Barclays Africa e espera anunciar a sua decisão durante a divulgação dos resultados do exercício financeiro de 2015, que terá lugar na terça-feira.

O Barclays África é uma entidade independente, listada na Bolsa de Joanesburgo, regulada pelo Banco Central da Africa do Sul e 'estamos bem capitalizados e com um historial de fortes retornos', diz o documento.

A directora executiva do Barclays África, Maria Ramos, citada no comunicado disse que 'continuamos a oferecer uma gama completa e integrada de produtos e serviços a mais de 12 milhões de clientes de 12 países em toda África e os nossos clientes podem confiar em fazer negócios connosco hoje como sempre o fizeram”.

'Com um conselho de administração independente e uma listagem separada na Bolsa de Joanesburgo estamos profundamente enraizados na África e continuamos firmes no controle do nosso futuro', refere o comunicado

O Barclays África foi estabelecido em 2013 com a agregação de 12 bancos do continente.

'Com isso, nós acabamos colocando o futuro desta organização firmemente em nossas próprias mãos', diz Ramos.

O Grupo Barclays Africa é o maior (e em alguns casos único) accionista das operações Barclays África em Moçambique, África do Sul, Botswana, Gana, Maurícias, Quénia, Seychelles, Tanzânia (Barclays Bank Tanzânia Limited and National Bank of Commerce Limited), Uganda e Zâmbia.

'Continuamos optimistas sobre as nossas perspectivas em África, onde temos uma forte franchise com activos superiores a um trilião de randes. Estamos profundamente comprometidos com o sucesso do nosso continente. Nosso destino está em África', disse Ramos.
(AIM)
IOL/SG

(AIM)" FONTE: SAPO MZ E AIM

Sem comentários:

Enviar um comentário