domingo, 28 de fevereiro de 2016

MOREIRA CHONGUIÇA "PRESIDENTE" DO ZEIT MOCAA, MUSEU DE ARTE AFRICANA CONTEMPORÂNEA, EM CAPE TOWN ÁFRICA DO SUL

O músico e activista social moçambicano, Moreira Chonguiça, foi escolhido para ser “Presidente” do Zeitz MOCAA (Museu de Arte Africana Contemporânea).
A cerimónia de lançamento e apresentação da iniciativa teve lugar ontem, em sessão de gala realizada no Waterfront, Cape Town, na África do Sul. Durante a sessão, Moreira Chonguiça cantou para cerca de seiscentas pessoas, entre as quais homens de negócios, curadores, coleccionadores de arte e altos representantes dos bancos e empresas, assim como  figuras envolvidas no projecto.
A cantora sul-africana Yvone Chaka Chaka foi mestre cerimónia da gala que decorreu sob signo The Look Out.
Moreira Chonguiça afirmou que actuar na gala sobre o Museu MOCAA é gratificante. “Nós vivemos hoje num mundo globalizado e não podemos fugir disso. Mas é muito importante sabermos sobre nós, como africanos, como continente. Com um museu desta dimensão teremos a possibilidade de interagir como africanos, conhecendo a nossa proveniência, explorando a nossa diversidade cultural. Levaremos estas experiências para educar e consciencializar a nossa sociedade sobre a importância dos museus”.
Segundo Mark Coetzee, director Executivo e Curador Chefe do museu, Moreira Chonguiça será o Presidente e representante moçambicano dos amigos do museu Zeitz. “O termo ideal que nós aplicamos para este caso é mesmo o de Presidente. Embaixador não conjuga com a dimensão do que Moreira como músico, activista social e cultural, etnomusicólogo irá significar e fazer”.
O museu MOCAA que está em construção na área do Waterfront de Cape Town, será o maior de África e destacável mundialmente, em termos de colecção, divulgação e preservação das artes africanas.
Zeitz MOCAA vai começar a operar e receber visitantes no próximo ano eterá  uma colecção permanente , mas também exposições itinerantes internacionais. Vai comportar  80 galerias, 18 áreas de educação , uma escultura de jardim na cobertura, uma espaço de  armazenamento de arte e área de conservação, e Centros de Performativos de prática. Será um centro de educação por excelência com livrarias, um restaurante e bar , cafetaria, salas de orientação e de leitura."
FONTE: JORNNAL DOMINGO DE VMOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário