sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

FRANÇA E MOÇAMBIQUE: GOVERNO FRANCÊS CONCEDE 500 MIL EUROS A MOÇAMBIQUE


GOVERNO FRANCÊS CONCEDE 500 MIL EUROS A MOÇAMBIQUE

12-02-2016 20:48:13

Maputo, 12 FEV (AIM) – O Governo francês vai conceder 500 mil euros a Moçambique, no contexto do quarto contracto da Redução da Dívida, assinado no ano passado, pelo Chefe do Estado, Filipe Nyusi, durante a sua visita àquele país europeu.

O documento que formaliza a concessão do montante foi assinado hoje, em Maputo, pelo moçambicano da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, e o embaixador francês acreditado em Moçambique, Bruno Clerc.

“Este valor enquadra-se na redução da dívida, tendo sido a última prestação do acordo no valor de 17,5 milhões de euros”, disse o diplomata francês, acrescentando que os 500 mil euros serão fundamentais no financiamento de estudos preparatórios na área de formação profissional.

Dos 17,5 milhões de euros contemplados no acordo de perdão, vigente no período de 2015-1019, 10 milhões foram alocados ao orçamento do Estado, dois milhões atribuídos ao meio ambiente e 5,5 milhões à formação profissional.

“Estes estudos preparatórios na área de formação profissional contribuirão para a tomada de decisão em financiar projectos nas áreas de turismo e energia no período de 2016 a 2019”, afirmou o embaixador.

O acordo hoje assinado, segundo o diplomata, é uma prova inequívoca de que os dois países continuam firmes na cooperação diplomática e empresarial.

“Estou orgulhoso de que a cooperação francesa possa acompanhar Moçambique nestes empreendimentos verdadeiramente indispensáveis”, afirmou o diplomata, acrescentando que “gostaria de salientar que a agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) é a instituição financeira que gere o mecanismo de redução da dívida de Moçambique”.

Por seu turno, o ministro da Economia e Finanças disse que o montante será fundamental, pois será investido no sector agrário, energético, assim como poderá ajudar na projecção de mais infra-estruturas no país.

“Consideramos estes sectores importantes no desenvolvimento de Moçambique: a agricultura, a energia, as infra-estruturas económicas e sociais, sem deixar de fora o turismo”, afirmou o governante, adiantando que “isto possibilitará a criação de mais oportunidades para os jovens”.

“O fortalecimento destes sectores reduz os níveis de desemprego que o nosso país atravessa. Asseguramos que estes fundos serão devidamente dirigidos e distribuídos em vários sectores de actividade”.
(AIM)
AHM/DT (AIM)"FONTE: SAPO MZ/AIM. 

Sem comentários:

Enviar um comentário