sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

MOÇAMBIQUE E PORTUGAL E O TURISMMO

Moçambique entre os cinco mercados mais importantes do turismo para Portugal
No país
Há cada vez mais moçambicanos a visitar Portugal, segundo escreve o jornal português “Público”, que avança que os visitantes de Moçambique, realizam gastos cujo peso é de 4% no total, tendo desembolsado, em 2015, 227 euros em média, aumento de cerca de 23% nas compras e de 27% no valor total despendido.
A nova posição de Moçambique é tomada como surpreendente para Portugal. “Este ‘top 5’ tem uma grande novidade que são os norte-americanos e o regresso dos moçambicanos.
A Rússia, tal como sucedeu em toda a Europa, deixou de fazer tanto turismo de compras desde o conflito (na Ucrânia) e a desvalorização do rublo. Estão a deixar de fazer compras fora do país e a comprar mais internamente”, explica Renato Lira Leite, responsável pela Global Blue em Portugal, citado pelo “Público”. A empresa ( da área do reembolso do IVA) calcula que no ano passado o número de compras dos turistas russos em Portugal caiu 42%. Posição de destaque no Turismo Português é ocupada por Angola, seguida do Brasil e da China, cujos turistas gastaram 641 euros em compras — o valor médio mais elevado entre visitantes não europeus – no ano passado. Chineses são a terceira nacionalidade mais importante no que toca ao turismo de compras e estão a aumentar os seus gastos.
Em termos de gastos, os chineses representam uma fatia de 14% de um bolo dominado por Angola (43%) e Brasil (16%), que lideram em termos de gastos totais. Em comparação com 2014, o número de transacções feitas cresceu 73% e o valor total despendido subiu 18%.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País» "
FONTE: JORNAL O PAIS DE MOÇAMBIQUE

Sem comentários:

Enviar um comentário