segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

NACALA, NAMPULA, MOÇAMBIQUE, "CORREDOR DE NACALLA NA FASE CONCLUSIVA"

A ESTRATÉGIA do Desenvolvimento Económico do Corredor de Nacala está já em fase de implementação. Recentemente, em Maputo, o Gabinete das Zonas Económicas de Desenvolvimento Acelerado (GAZEDA) fez a apresentação pública do projecto que prevê investimentos nos sectores de estradas, energia, turismo, água, educação, laboratórios ambientais, entre outros, nas províncias de Tete, Zambézia, Nampula, Cabo Delgado e Niassa.
“Estamos a fazer a apresentação do relatório final, fechando a componente do estudo e iniciar ainda hoje o processo de implementação dos projectos que foram identificados para aquelas províncias”, disse ao “Notícias”, Danilo Nalá, director-geral do GAZEDA.
A fonte, que falava à margem de um seminário organizado pela sua instituição em parceria com a Agência Japonesa para a Cooperação Internacional (JICA), apontou os desvios rodoviários de Nampula e Cuamba (Niassa), bem como uma nova estrada de acesso ao Porto de Nacala como tendo os respectivos estudos de viabilidade em fase adiantada.
“Este é um relatório dos mais compreensivos que fizemos. Tem uma identificação muito clara dos projectos que podem ser implementados de forma integrada em toda a região e a avaliação que fazemos do mesmo é extremamente positiva, tendo em conta que podemos ir fazendo ajustamentos ao longo do tempo à medida que formos materializando iniciativas de investimentos”, disse.
Danilo Nalá acrescentou estar prevista a implementação de numerosos projectos, sobretudo de iniciativa privada, mas também pública.
“É preciso que se entenda que não são projectos que vão ser implementados pelo Governo. Este é um exercício de planificação para que tenhamos um desenvolvimento integrado e para que não haja projectos isolados, isto é, para que se construa uma estrada isolada sem o seguimento de outras infra-estruturas necessárias, por exemplo”, afirmou.
Por seu turno, Jiro Maruhashi, conselheiro-chefe adjunto da Embaixada japonesa em Maputo, disse que o seu país está a negociar com o Governo moçambicano a implementação de alguns projectos prioritários previstos para o Corredor de Nacala.
“Em relação ao Porto de Nacala, já foi concluída a primeira fase, com um investimento de cerca de 300 mil dólares norte-americanos, enquanto que a segunda e terceira fases vão arcar pouco mais de 2.8 milhões de dólares. Estamos a dialogar com a Electricidade de Moçambique (EDM) a implementação de geração de energia, para além de estarmos envolvidos na construção de escolas”, disse Jiro Maruhashi."
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário