sábado, 5 de dezembro de 2015

SUÉCIA APOIA ORÇAMENTO GERAL DO ESTADO DE MOÇAMBIQUE EM 458 MILHÕES DE EUROS

O Governo sueco vai disponibilizar cerca de 500 milhões de dólares (458 milhões de euros) para apoiar projectos de desenvolvimento nos próximos cinco anos em Moçambique, anunciou a Embaixada da Suécia em Maputo.
"Esta é uma nova estratégia para os próximos anos e vem reafirmar esta relação, que é especial", disse à Imprensa a Embaixadora da Suécia em Moçambique, Irina Nyoni, à margem de um seminário alusivo ao 40.º aniversário das relações diplomáticas entre os dois países.
Este valor, que inclui o apoio da Suécia ao Orçamento do Estado de Moçambique, vai apoiar projectos relacionados com o ambiente, desenvolvimento sustentável, a democracia e a igualdade de género, consolidando as relações existentes entre os dois países, segundo a embaixadora.
"Este é mais um fruto desta relação, que é muito especial", sustentou a diplomata, acrescentando que 40 anos depois, o seu Governo faz um balanço positivo do relacionamento entre os dois Estados.
Além deste valor, o Governo sueco vai desembolsar cerca de dez milhões de euros para o apoio da investigação científica, numa parceria desenvolvida com a Universidade Eduardo Mondlane, a maior do país.
"Nós achamos importante e imperioso continuar com esta relação", acrescentou a diplomata sueca.
Por sua vez, o antigo Presidente Joaquim Chissano, um dos oradores do seminário, fez também um balanço positivo da relação entre os dois Estados, considerando que durante 40 anos foi sendo criado um clima de confiança.
"Há resultados palpáveis em todas áreas de cooperação entre Moçambique e a Suécia. Falo, por exemplo, da educação e agricultura", afirmou o antigo Presidente moçambicano, enaltecendo o papel da Suécia na expansão da rede eléctrica nos distritos mais recônditos do país.
"A Suécia esteve sempre ligada também a todos processos da busca de paz em Moçambique", acrescentou."
FONTE: JORNAL DE NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário