sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

JAPÃO E MOÇAMBIQUE, EMBAIXADOR DO JAPÃO AKIRA MZUTANI, ENALTECE COOPERAÇÃO ENTRE OS DOIS ESTADOS, POR OCASIÃO DO DIA NACIONAL DO JAPÃO, APONTANDO CONCRETAMENTE O CASO DA REABILITAÇÃO DO PORTO DE NACALA, COM NOVOS E IMPORTANTES PROJECTOS NA CALHA JÁ NO INICIO DE 2016

O EMBAIXADOR do Japão em Moçambique, Akira Mizutani, faz uma avaliação positiva do curso das actividades inseridas na área de cooperação entre os dois países.
Falando quarta-feira em Maputo, numa recepção oferecida a individualidades nacionais e ao corpo diplomático acreditado em Moçambique, por ocasião do Dia Nacional do Japão, o diplomata nipónico disse que as actividades de cooperação anunciadas em Janeiro do ano passado, aquando da visita do Primeiro-Ministro daquele país asiático, Shinzo Abe, ao nosso país, estão bem encaminhadas ou já foram realizadas com sucesso.
Akira Mizutani deu como exemplos a conclusão, em Setembro do presente ano, do projecto de reabilitação urgente do Porto de Nacala e a construção do Mercado de Peixe, em Maputo, que será entregue ao município da capital do país ainda este mês.
No que respeita ao projecto da construção da central térmica de ciclo combinado de gás natural na cidade de Maputo, o diplomata nipónico assegurou que o mesmo terá inicio no próximo ano.
Na área de formação sob a iniciativa do primeiro-ministro nipónico, o embaixador japonês anunciou que aproximadamente 100 jovens moçambicanos estudam em universidades do seu país e efectuam estágios nas empresas japonesas.
Mizutani recordou que aquando das cheias que assolaram o nosso país, no início do presente ano, o Japão realizou uma ajuda urgente equivalente a 110 mil dólares americanos.
No rol das actividades de cooperação entre os dois países, nomeadamente no que se refere à formação e prevenção de calamidades naturais, o Governo japonês continua, segundo disse, a apoiar o combate à pobreza e em acções de desenvolvimento económico de Moçambique"
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário