quinta-feira, 29 de setembro de 2011

PAULO ZUCULA, MINISTRO DOS TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES DE MOÇAMBIQUE, ANUNCIA APÓS REUNIÃO DO CONSELHO DE MINISTROS QUE METRO LIGANDO MAPUTO, MATOLA E MARRACUENE JÁ ESTÁ EM NEGOCIAÇÃO

"Metro já está em negociação . O Executivo está a negociar com a empresa italiana que apresentou o estudo de viabilidade técnico-financeira para a instalação de metro de superfície e eléctricos, ligando os municípios da Matola, do Maputo e o distrito de Marracuene.Maputo, Quinta-Feira, 29 de Setembro de 2011:: Notícias . Paulo Zucula, ministro dos Transportes e Comunicações, disse na terça-feira ao “Notícias”, que após a apresentação do estudo, a 16 de Julho, o Governo respondeu aos italianos da SALCEF, apresentando a sua avaliação sobre o projecto.Zucula, que falava ao nosso Jornal à saída da sessão do Conselho de Ministros, acrescentou que as discussões continuam, não havendo ainda nada conclusivo, pelo que o momento não é oportuno para declarações públicas sobre o assunto. Aquando da apresentação do estudo garantiu-se que o metro de superfície e eléctricos ligando Maputo, Matola e Marracuene seria uma realidade a partir dos finais de 2013, se o Governo validasse a proposta da SALCEF.O estudo prevê a construção e operacionalização de uma rede de metro e eléctricos, para além da instalação de um sistema intermodal de transporte, que incluirá autocarros, viaturas pessoais e parques de estacionamento nos pontos de tomada e/ou largada de cada um dos meios.De acordo com a análise elaborada entre Março e Julho, o sistema completar-se-ia em 2026. Mas já na primeira fase uma rede básica de metros e eléctricos ligando várias zonas dos municípios do Maputo e Matola bem como a vila de Marracuene estaria activa em 2016.Até 2016 toda a malha nas três áreas estaria operacional, fase na qual os utentes já disporiam de parques de estacionamento, onde deixariam as suas viaturas particulares e tomar um metro e/ou eléctrico para qualquer ponto da Matola, Maputo e/ou Marracuene.O estudo foi elaborado com base nos projectos dos dois municípios e nos dados actuais e previsões de escoamento de carga e passageiros ao longo das linhas férreas existentes, considerando que se pretende usar as mesmas infra-estruturas e construir outras apenas para reforçar e adequá-las ao novo cenário.Para a primeira fase estima-se um investimento na ordem de 955 milhões de dólares norte-americanos, dos quais 40 porcento seria usado na aquisição de material rolante, sistemas de gestão do tráfego e de segurança das operações, considerando que várias composições transitarão pelas mesmas linhas." Fonte Jornal NOTICIAS.

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