sábado, 26 de março de 2011

TEMPERATURAS ELEVADAS EM MAPUTO E SUL DE MOÇAMBIQUE ACIMA DOS VALORES MÉDIOS REGISTADOS NA MESMA ÉPOCA ENTRE 1971 E 2000

"Superior aos valores médios de 1971 a 2000: onda de calor abate-se sobre o sul de Moçambique

24/03/2011. Uma vaga de intenso calor está a fazer-se sentir desde a passada segunda-feira nas províncias de Maputo, Gaza e Inhambane, sul de Moçambique, originada pela persistência de sistemas de baixas pressões de origem térmica no interior da África do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia refere que, em consequência dessa vaga, desde o dia 21 deste mês que os valores da temperatura do ar são elevados e muito superiores aos respectivos valores médios registados no período que vai de 1971 a 2000, nomeadamente 5 a 9°C em grande parte da zona sul e em particular nas regiões do interior. Esta situação de ondas de calor, tem ocorrido com alguma frequência nos meses de Setembro a Março. A temperatura máxima mais elevada, anteriormente observada na cidade de Maputo, durante o mês de Março foi de 41,30 C, no dia 23 de Março de 2007. O valor mais alto de temperatura máxima observado este mês, na cidade de Maputo, foi de 38,20 C, no dia 21. De referir que as ondas de calor, que podem ocorrer em qualquer altura do ano, no entanto, são mais notórias e sentidas pelos seus impactos, quando ocorrem nos meses de Verão. Para o dia de hoje, 24, na cidade de Maputo, estava prevista uma temperatura máxima de 38 C. Até ao final de semana, o INAM prevê continuação de temperaturas elevadas para as províncias de Inhambane e Gaza. Em Maputo, espera-se uma descida da temperatura máxima para os próximos 3 a 4 dias." Fonte Rádio Moçambique.
NB: DE FACTO QUEM TENHA VINDO DA BEIRA, CAIA E TETE COMO EU E CHEGADO A MAPUTO NESTES DIAS, HOTEIS, RESTAURANTES, TÁXIS, ESTABELECIMENTOS PÚBLICOS E COMERCIAIS, OS APARELHOS DE AR CONDICIONADO PARECIAM NADA FAZER.










Sem comentários:

Enviar um comentário