sábado, 26 de março de 2011

NYAU ORIGINÁRIA DE TETE, TIMBILA ORIGINÁRIA DE INHAMBANE; DANÇAS E MÚSICAS PATRIMÓNIO MUNDIAL ACTUAM EM NAMPULA

"Este final de semana: Timbila e nyau abraçam Nampula. O NYAU e a timbila, danças originárias das províncias de Tete e Inhambane, homologadas em 2005 como Património da Humanidade, abraçam Nampula este fim-de-semana, para nas terras do tufo enriquecer ainda mais o nosso vasto mosaico cultural.Maputo, Sábado, 26 de Março de 2011:: Notícias . Assim é que encerra este final de semana uma festa de timbila e dança nyau que vinha decorrendo naquele ponto do país ao longo de toda a semana, com os nampulenses a se deleitarem ao ritmo do rufar dos tambores e do som harmonioso da timbila, que caracterizam de forma singular aquelas manifestações culturais. Todo o movimento cultural que tem estado a arrastar multidões desde a última terça-feira a esta parte, nos bairros residenciais de Namicopo e Napipine, considerados como sendo os mais populosos da cidade de Nampula – seleccionados para acolher as primeiras exibições dos grupos culturais de nyau e timbila – juntando perto de 40 dançarinos e instrumentistas, encerra este fim-de-semana, numa iniciativa do Ministério da Cultura.Fonte ligada à organização explicou que o objectivo é promover aquelas expressões culturais, dando-as a conhecer aos nampulenses. Depois da cidade, iniciativas idênticas terão lugar igualmente na Ilha de Moçambique, Nacala-Porto indo desaguar em Murrupula.Para além de timbila e nyau exibem-se igualmente o tufo, outra expressão cultural predominante na região norte.
Entretanto, o Centro Cultural Municipal Ntsindza, na capital do país, é palco hoje de um festival de teatro, organizado para celebrar o 27 de Março, Dia Internacional de Teatro, que amanhã se celebra.
E no campo da música destaque vai para uma grandiosa festa musical que terá lugar a partir das 18.00 horas de hoje, na Associação dos Músicos Moçambicanos, no qual vão participar bandas nacionais e da Suazilândia e mais de 25 músicos a solo que serão acompanhados por Central Line e Homba Mô.
A nível do teatro, o Mutumbela Gogo vai exibir no Teatro Avenida a peça “Nove Hora”, que é uma obra adaptada do texto do poeta moçambicano Rui Nogar. E a Associação Moçambicana de Fotografia (AMF), em Maputo, acolhe desde ontem, até ao dia 29 do mês em curso, uma feira de artesanato organizada pela agremiação Cantinho dos Artesãos, cuja temática alude ao mês da mulher no mundo. No evento participam artesãos de outras províncias, havendo momento para a venda de obras no período das 10.00 às 19.00 horas. Carlos Tembe" Fonte Jornal NOTICIAS.

Sem comentários:

Enviar um comentário