segunda-feira, 6 de junho de 2016

JIMMY DLUDLU, GUITARRISTA MOÇAMBICANO, VENCE AWARD NA ÁFRICA DO SUL

Jimmy Dludlu vence Award sul-africano

Guitarrista moçambicano é Melhor Gravação Audiovisual ao Vivo
Os vencedores do 22º Music Awards sul-africano foram anunciados durante uma cerimónia no Centro de Convenções Internacional de Durban, África do Sul, ontem à noite. Entre vários nomes importantes do universo da música, na lista encontra-se representado Moçambique, através do nome de um dos mais aplaudidos músicos nacionais na terra do rand: Jimmy Dludlu, autor de uma discografia que conquista simpatias dos apreciadores do afro/jazz.
Jimmy Dludlu foi premiado com “Melhor Gravação Audiovisual ao Vivo, com a obra “Live at Emperors Palace”, o que lhe confere uma estatueta banhado em ouro.
Além do moçambicano, constam da lista dos SAMA nomes como Judith Sephuma (Melhor Álbum Contemporâneo Adulto, com One Word), Zahara (Melhor Álbum produzido, com “Country girl”), e Zonke (Artista Feminino do Ano, com “Trabalho do coração) 
O SAMA da África do Sul foi criado em 1995 e a cerimônia é realizada no final de Abril ou Maio de cada ano, com o processo de escolha dos vencedores a iniciar a partir de Novembro do ano anterior. As indicações são normalmente anunciados no final de Março e os vencedores recebem uma estatueta banhado a ouro chamado de SAMA, portanto, o equivalente sul-africano doGrammy norte-americano.
Da lista dos vencedores da 22ª Premiação Anual de Música Sul-Africano constam ainda vencedores de outras áreas sujeitas ao concurso. Duo ou Grupo do AnoBig Nuz – “Para os fãs”;Artista Masculino do Ano: Nathi – “Buyelekhaya”; Melhor Álbum de RockDesmond & Os tutus – “Enjoy Yourself”; Melhor Álbum Pop: Tresor – “VII”; Melhor Álbum AlternativoPetite Noir – “La Vie Est Belle / A Vida é Bela”; Melhor R&B /Soul/ ReggaeNathi – “Buyelekhaya”; Melhor Álbum de RapEmtee – “Avery”; Melhor Álbum de Música Contemporânea FéNtokozo Mbambo – “Espírito e Vida” e Melhor Álbum de Engenharia – Black Coffee – “Pieces of Me”.
O guitarrista moçambicano Jimmy Dludlu é autor de trabalhos como “Afrocentric”, "Essence of Rhythm”, "Echoes from the past”, "Corners of my soul” e "Tonota”. Com uma vasta e apreciada obra, Jimmy não deixa de ser reconhecido. Desta vez foi o SAMA, mas não é a primeira vez que alcança a distinção. Por exemplo, no SAMA de 2008, o astro do Chamanculo foi distinguido com o título “Melhor Álbum de Jazz”."
FONTE: JORNAL O PAIS DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário