domingo, 5 de junho de 2016

FESTIVAL INTERNACIONAL TEATRO DE INVERNO ( FTTI ), DECORRE ATÉ 19 DE JUNHO EXIBE: "MÁQUINA EXTRAVIADA" DE MUTUMBELA GOGO E COM "TRILA VISÃO DA CIDADANIA" DE POETAS DE RUA

Decorre na cidade de Maputo, o Festival Internacional Teatro de Inverno (FITI). O evento, que já está em sua 13ª Edição, abriu com a actuação dos grupos Mutumbela Gogo,  exibindo a peça “A Máquina Extraviada”, e Poetas de Rua, com “Tripla visão da Cidadania”.
A decorrer até o próximo dia 19 de Junho, o festival tem a participarão de 25 grupos de teatro. De Moçambique serão os grupos Massango Artes, Wuxene, Ku Hlanganheta, A Plateia, Tambu Tabulani, Gumula, Skendla, Txivrica, mahamba, Lareira, Retratistas, petas do Monte, Kukarachas e Girassol. De Angola estarão os grupos Enigma Teatro; com a peça A Grande Questão; Resgarte com Hamlet, Ndginga Mbande com a peça Raiva. Da África do Sul darão corpo ao FITI os Phillisiwe Twjnstra com a peça Matty & Sis.
A presente edição do FITI, que decorre todas Sextas, Sábados e Domingos a partir das 18.30h no Teatro Avenida e Centro Cultural Franco Moçambicano, será constituída por quatro agendas designadamente FITI Teatro, FITI Música, FITI Papu Cultura e FITI Homenagens.
A Programação do FITI Música contará com as Bandas Moz Pipa, Bob Lee e Amigos, Roberto Chitsondzo, e Xavier Machiana dos RockFeller’s, entre outros convidados.
Durante os debates – FITI Papu Cultura – serão tratados temas como Dramaturgia e Influências, a Audiência e a Relação com os Actores e O Corpo como instrumento de performance. Para além destes temas um técnico oriundo da França irá orientar uma Oficina de Iluminotécnica para técnicos dos Grupos participantes. De salientar que à semelhança da edição passada, personalidades do teatro que se destacam na sua promoção e divulgação serão homenageados.
A presente edição do FITI é de carácter demonstrativo tendo como objectivo a divulgação do produto artístico dos grupos, a troca de experiências e a capacitação dos actores.
O Festival Internacional Teatro de Inverno é uma iniciativa da Associação Cultural Girassol. Teve   início em 2004 com o objectivo de apoiar os grupos amadores de teatro através da divulgação do seu trabalho artístico, associativismo cultural e formação de actores, tendo inicialmente sido de carácter competitivo."
FONTE: JORNAL DOMINGO DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário