quarta-feira, 23 de abril de 2014

ROSA MARIO ACTRIZ MOÇAMBICANA RECEBEU NO BRASIL NO FESTIVAL DE CINEMA DOS PAISES DE LINGUA PORTUGUESA, CINEPORT, MELHOR ACTRIZ, NO FILME "VIRGEM" MARIA"

"Brasil: Actriz moçambicana eleita Melhor Actriz no Cineport
Rosa Mário/Foto Facebook
Rosa Mário/Foto Facebook

A moçambicana Rosa Mário recebeu o prémio de melhor actriz coadjuvante no Festival de Cinema dos Países de Língua Portuguesa (CINEPORT), pela sua actuação no filme “Virgem Margarida” do realizador Licínio de Azevedo.
A laureada foi distinguida no festival que decorreu na cidade de João Pessoa, no Brasil, pelo seu desempenho no papel de Suzana, uma mãe solteira de dois filhos e uma bailarina em clubes nocturnos.
Rosa Mário, conhecida pelos moçambicanos pela sua actuação em espetáculos de dança, teve em “Virgem Margarida” o seu primeiro papel em cinema.
No filme, que decorre num centro de reeducação para prostitutas, Rosa Mário (Suzana) é levada com outras personagens do filme para a sua regeneração.
Duas outras actrizes de “Virgem Margarida”, Iva Mugalela, que desempenha o papel de uma prostituta rebelde, e Ermelinda Cimela, que interpreta a comandante do centro de reeducação, já foram também premiadas.
A longa-metragem, a primeira do realizador Licínio de Azevedo, retrata a história de Moçambique pós-independência. O novo regime procura limpar as ruas da prostituição. Assim, 500 trabalhadoras de sexo são enviadas à força para um centro educacional algures na selva, onde são obrigadas a aprender novas regras de convivência e a redescobrir o seu papel na nova pátria.
Margarida é uma adolescente de 16 anos que ali foi parar por engano, quando tentava comprar o enxoval para o seu casamento. Inocente, ela não tem pecados para expiar. A viverem um inferno, as mulheres unem-se num plano para poderem escapar daquele lugar. Margarida torna-se a representação de liberdade e de pureza num lugar onde, segundo uma das personagens, “o camarada é pior que o colono”.
O elenco do filme é formado por um grupo de actores moçambicanos, nomeadamente Sumeia Maculuva, Hermelinda Cimela, Odília Cossa, Ana Maria, Iva Mugalela, Rosa Mário e Ilda Gonzales."
FONTE: RADIO MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário