quarta-feira, 5 de junho de 2013

PEDIR DESCULPA COM SINCERIDADE, É O MELHOR CAMINHO NO TRABALHO E NO SEU DIA A DIA

"Em parceria com a Harvard Business Review, o Dinheiro Vivo dá-lhe uma dica de gestão por dia, todos os dias.

Um conselho por dia todos os dias: Peça desculpa com sinceridade

Dicas de Gestão
Uma dica de gestão por dia
D.R.
05/06/2013 | 00:00 | Dinheiro Vivo
Conselho de hoje | Peça desculpa com sinceridade
Zangou-se com uma colega que não fez o seu trabalho? Falhou um prazo e prejudicou o projeto de um colega? Quando o seu erro afeta outras pessoas, veja como pode redimir-se:
Admita que agiu mal. Confesse o que fez ou deixou de fazer. Mostre que compreende as repercussões. Não parta do princípio de que sabe o que o seu colega sente ou pensa, mas reconheça que o afectou negativamente.
Explique o que vai fazer de diferente no futuro para garantir que a situação não se repete. Seja específico acerca das mudanças que vai fazer.  


Conselho de terça-feira | Quer o emprego? Concretize um projeto 
Por melhor que seja a sua entrevista, cada vez mais empresas de recrutamento lhe pedirão que participe num projeto “mundo-real” antes de lhe fazerem uma oferta. A intenção é testarem a sua capacidade para realizar o trabalho, seja rever a concepção de uma campanha nas redes sociais, documentar um problema de software ou editar um discurso de abertura. Seja prudente quando lhe atribuírem esse género de tarefa: por vezes as empresas usam-nas para pôr dois ou três candidatos a competirem uns contra os outros e normalmente pagam abaixo dos preços de mercado pelo trabalho. Contudo, não rejeite a oportunidade. Um projeto dá-lhe a possibilidade de brilhar e de ganhar credibilidade antecipada: se conseguir o emprego, as pessoas da organização saberão que já fez alguma coisa além de ter um bom currículo. Também é uma boa oportunidade para perceber como será trabalhar com o seu futuro patrão e colegas.  
Conselho de segunda-feira |  Prefira o consenso ao conflito  
Sabe bem ganhar uma discussão. Porém, em cada competição existe também um derrotado, e o seu adversário poderá deixar a discussão a sentir-se desencorajado e posto de lado.
Em vez de contrariar, procure um consenso:  estabeleça regras de compromisso. Se estiver a caminho de uma reunião que possa irritar as pessoas, esboce algumas regras para a tornar numa conversa produtiva e inclusiva. Por exemplo, assegure-se de que toda a gente tem tempo suficiente para explicar as suas ideias sem ser interrompido. 
Ouça com empatia. Faça um esforço consciente para falar menos e ouvir mais. Quanto mais aprender acerca das perspetivas das outras pessoas, maior empatia sentirá. 
Programe quem vai falar. Em situações nas quais sabe que uma pessoa se poderá tornar dominadora (e talvez seja você!), garanta que toda a gente terá possibilidade de falar. Identifique quem, na sala, tem informação ou perspetivas importantes para partilhar. Faça uma lista e use-a como plano da reunião.
Conselhos diários para melhorar a gestão da sua empresa" FONTE www.dinheirovivo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário