sábado, 22 de junho de 2013

IMPULSO JOVEM, PORTUGAL, OPÇÕES PARA RESPONDER AO DESEMPREGO: 1. ESTÁGIOS PROFISSIONAIS; 2. APOIOS À CONTRATAÇÃO; 3. APOIOS AO EMPREENDEDORISMO; 4. FORMAÇÃO PROFISSIONAL.

"Depois de alterar em março a abrangência do Impulso Jovem, o governo veio agora tornar o programa mais simples

Impulso Jovem tornou-se mais simples. Saiba como

Álvaro Santos Pereira tutela a área da legislação laboral
Álvaro Santos Pereira
D. R.
18/06/2013 | 16:30 | Dinheiro Vivo
Depois de alterar em março a abrangência do Impulso Jovem – mais pessoas elegíveis, mais regiões abrangidas e mais entidades promotoras -, o governo veio agora torná-lo mais simples. O programa passa, assim, a poder apoiar a empregabilidade dos jovens através de quatro vias: Estágios Emprego, com a diminuição dos custos associados à contratação de jovens, através do reembolso da taxa social única e do estímulo 2013; apoio ao empreendedorismo como uma alternativa ao trabalho por conta de outrem e apoio à formação e qualificação profissional.
A ideia do governo é que o Impulso Jovem possa abranger 120 mil pessoas até aos 30 anos de idade que estejam sem emprego. “Esta missão de combate ao desemprego jovem é absolutamente prioritária para o governo”, afirmou hoje, na apresentação do programa o ministro Álvaro Santos Pereira, acrescentando que este “flagelo social tem de ser combatido de forma mais eficaz envolvendo também a sociedade civil”.

Um programa mais simplesOs seis programas de estágios existentes até agora serão fundidos num único programa de forma a que as entidades empregadoras tenham maior conhecimento das medidas existentes e possam aderir a este sistema mais facilmente.
Estes estágios são alargados a todas as áreas de atividade em território continental. Serão remunerados e conferem ainda apoios no pagamento da TSU às entidades empregadoras envolvidas, esta comparticipação pode ir dos 80% aos 100% do valor a pagar.

Novas opções para responder ao desempregoHaverá uma resposta integrada de combate ao desemprego jovem através de quatro eixos fundamentais.
1 - Estágios profissionaisEstes consistem na colocação de jovens qualificados no mercado de trabalho através de estágios emprego que serão remunerados e com duração de 12 meses, mais uma vez em todos os setores de atividade.
2 - Apoios à contrataçãoSerão disponibilizadas novas ferramentas de atratividade à contratação de jovens através da diminuição dos custos associados à sua contratação que pode acontecer através do reembolso da Taxa Social Única e do Programa Estímulo 2013.
3 - Apoios ao empreendedorismoOs jovens com uma ideia de negócio também serão ajudados de forma a que a criação de um projeto próprio possa ser uma alternativa ao trabalho por conta de outrém.
4 - Formação ProfissionalA qualificação profissional também será estimulada, sendo que o governo pretende dar maior enforque numa aprendizagem DUAL.  
A partir de agora vai haver apenas um programa de Estágios" FONTE : www.dinheirovivo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário