sábado, 1 de junho de 2013

ANA COMOANE GOVERNADORA DA PROVINCIA DE MANICA MOÇAMBIQUE: O GOVERNO ESTÁ A ALOCAR 25 BOMBAS MANUAIS ANUALMENTE EM CADA DISTRITO PARA RESPONDER ÀS NECESSIDADES DE ÁGUA POTÁVEL DA POPULAÇÃO

"01-06-2013 14:13
Moçambique
População do centro descobre água potável e sem sabor a sal

Chimoio, Moçambique - A maioria da população de Bassane, em Manica, centro de Moçambique, passou a vida inteira sem conhecer água potável, mas agora, graças a um furo, evita pedalar 30 quilómetros para chegar às lagoas e riachos.   Segundo a líder local, o único poço aberto nos anos 1990 em Bassane, embora com água salgada, desabou em 2006 aquando da ocorrência de um sismo, fazendo com que os quase 14 mil habitantes da zona tivessem que voltar a percorrer grandes distâncias para a busca de água.    "O problema de água foi sempre um assunto sério. Depois de desabar o único furo em 2006, um tractor com tanque abastecia, mas também com água salubre, duas vezes por semana a população", disse à Lusa Magret Chissano, a chefe da localidade de Bassane. O assoreamento do distrito de Machaze impediu que duas empresas chinesas conseguissem abrir furos para abastecer com água potável a população de Bassane, matando o sonho de muitos de poderem beber água incolor e sem sal. Das 98 fontes existentes em Machaze, apenas 57 funcionam para abastecer 105 mil habitantes, e as longas filas, que, às vezes, obrigam a oito horas de espera para abastecer a casa com água são motivo até para divórcios na localidade. 
  Um furo foi aberto com sucesso em Maio, com uma profundidade de 120 metros, que está a fazer diferença a mil consumidores de povoados de Bassane, mas há população a percorrer até 10 quilómetros para provar a "água verdadeiramente potável".  "Duas empresas chinesas com tecnologia de ponta não conseguiram abrir furos aqui. Eu abri três furos, mas dois desabaram aos 80 e 90 metros de profundidade, porque o solo não tem rocha. No terceiro furo, tivemos sucesso e há água limpa e não salubre", disse Mário Pangaia, um empreiteiro nacional. Dados do Governo indicam que a taxa de uso de água potável no meio rural (onde vive 70 por cento da população) era de 30 por cento em 2008. O executivo estima que agora a água potável chega a 54 por cento da população, mas as organizações da sociedade civil colocam o número muito abaixo - menos de 40 por cento. "Foi uma sensação diferente beber essa água. Dá-me um paladar diferente, pois é limpa e não é salgada, pode ser o fim de beber de lagoas, onde também cabritos, galinhas e bois bebiam", disse à Lusa Salomão Muchanga, 63 anos, na inauguração do sistema de abastecimento de água em Bassane. O Inquérito Demográfico e de Saúde (IDS) de 2011 a 1.195 agregados familiares em Manica (13.964 no país), conduzido no meio urbano e rural, indica que o número de agregados familiares que consome água potável em Moçambique duplicou nos últimos nove anos, ao passar de 42,2 por cento em 2003 para 84,2 em 2011. Os números sugerem que Moçambique dificilmente atingirá o Objectivo de Desenvolvimento do Milénio até 2015 no domínio de saneamento e água.  
  "Na componente água, o distrito está a trabalhar, apesar das condições da região que são muito difíceis, devido ao assoreamento. Continua um desafio levar água para zonas mais complicadas", precisou Gabriel Machate, administrador de Machaze.  Por seu lado, a governadora de Manica, Ana Comoane, disse à Lusa que "para colmatar o défice de água potável, o governo está a alocar 25 bombas manuais, anualmente, para cada distrito, para responder à procura de água potável pela população". " Fonte NEWS BRIEF.

Sem comentários:

Enviar um comentário