quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

OMC ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO CANDIDATO A DIRECTOR GERAL EMBAIXADOR ROBERTO CARVALHO DE AZEVEDO DO BRASIL ESPERA APOIO DA CPLP

"ECONOMIA

A SEMANA :

Brasil espera apoio da CPLP à candidatura para a direcção-geral da OMC 12 Fevereiro 2013

O Brasil espera apoio dos estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor Leste -, à candidatura do seu embaixador Roberto Carvalho de Azevedo ao cargo de director-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Brasil espera apoio da CPLP à candidatura para a direcção-geral da OMC
O secretário-executivo da CPLP, o embaixador moçambicano Murade Isaac Miguigy Murargy, mostrou-se empenhado e prometeu transmitir aos Governos da CPLP as pretensões brasileiras.
A organização, refira-se, foi decisiva na eleição do brasileiro José Graziano para diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), lembrou Murargy, destacando a "capacidade de articulação política e diplomática" da comunidade porque os Estados-Membros participam e influenciam os organismos regionais, como a União Africana, a União Europeia e o Mercosul.O apoio dos organismos regionais pode ser fundamental em uma disputa que tem nove candidatos. Em 2005, quando o Brasil lançou a candidatura do embaixador Luiz Felipe de Seixas Corrêa ao mesmo cargo houve mal-estar diplomático no Mercosul por causa da concorrência com candidatura uruguaia de Carlos Pérez del Castillo.Desta vez, os concorrentes regionais do Brasil são o México (Herminio Blanco) e a Costa Rica (Anabel González). Para o embaixador Roberto Azevedo, a concorrência regional pode ser positiva. "Isso enriquece o processo, pois apresenta candidaturas que mostram visões distintas e particulares. Também demonstra que a América Latina como um todo está tentando contribuir para o enriquecimento do sistema multilateral”.O processo de eleição do novo DG da OMC vai até o final de Maio, e todas as representações diplomáticas do organismo deverão indicar pelo menos três candidaturas pelas quais simpatizem, sendo que decisões na OMC são por consenso das 155 representações. Já o mandato do futuro Director Geral começa em Setembro.Roberto Azevedo é diplomata desde 1984 e actua na OMC desde 1998. É o principal negociador brasileiro em questões-chave como a retomada da Rodada Doha, tratado de liberalização comercial travado desde 2005" Fonte Jornal A SEMANA DE CABO VERDE.

Sem comentários:

Enviar um comentário