domingo, 3 de fevereiro de 2013

CABO VERDE SANTA MARIA AVENIDA DOS HOTEIS JÁ MOVIMENTA CENTENAS DE TURISTAS

"ECONOMIA

A SEMANA :

Avenida dos hotéis repleta de turistas dia e noite 01 Fevereiro 2013

Quatro meses após a sua inauguração, a Avenida dos Hotéis em Santa Maria já movimenta diariamente centenas de turistas. A obra, que custou 584 mil contos aos cofres do Estado, é um espaço urbano, moderno, com dois sentidos de circulação, quatro pistas de rodagem, separadores, passeios pedonais, ciclovia, espaços lúdicos, áreas de estacionamento e espaços verdes. Tem 1,7 km de extensão, e é totalmente iluminada. Características que trazem os turistas para fora dos hotéis e, assim, levam-nos a ter mais contacto com a realidade local. É só dar uma pequena volta pelas ruas de Santa Maria para confirmar como cresceu o número de veraneantes que agora por lá circulam.

Avenida dos hotéis repleta de turistas dia e noite
A inauguração da Avenida dos Hotéis, em Setembro de 2012, foi a concretização de um sonho não só para os operadores turísticos como também para toda a sociedade salense, que queria ver os turistas nas ruas a conviver com o povo, a consumir produtos genuinamente cabo-verdianos. E o que se previu vai-se concretizando aos poucos. Hoje, os turistas já não ficam confinados aos hotéis. Eles saem, passeiam, fazem ginástica matinal e vespertina e até caminham por Santa Maria.Na cidade a movimentação é grande. Os cafés, gelatarias, restaurantes, bares, casas nocturnas, boutiques, lojas de souvenir e comércio agora geral abarrotam de estrangeiros, que conversam com as crianças, jovens, adultos e comerciantes, trocam ideias com os nacionais e estrangeiros residentes. E assim vão descobrindo um pouco do que se faz por aqui, da tradição crioula e da nossa miscigenação.Os efeitos positivos estão à vista, comenta o presidente da Câmara do Turismo, Gualberto do Rosário. “A Avenida é um investimento que tem o privilégio de integrar o que antes se encontrava dividido. Ela trouxe a integração efectiva de toda a Santa Maria, acabou com a separação entre a comunidade turística e a comunidade residente e os hotéis passaram a fazer parte da cidade. Do ponto de vista social possibilitou esta convivência sadia, harmoniosa. É seguramente uma das consequências mais positivas deste investimento”, elogia.Gualberto do Rosário também destaca os ganhos para a economia local. “Esta estrada também facilita ainda a vida aos operadores e turistas que hoje podem aceder aos serviços. E a tendência é para o crescimento económico. Com os turistas na rua, o mercado tornou-se mais atractivo. As pessoas vão passar a investir mais e a oferta, que era um dos maiores problemas do sector turístico em Santa Maria, vai crescer ainda mais”, afirma GR.

Avenida precisa de gestão

Apesar desses efeitos positivos, a Avenida dos Hotéis já demonstra alguma fragilidade. A estrada e toda a infra-estrutura de base não foi objecto de manutenção alguma. É que desde que foi inaugurada a rodovia não foi entregue a nenhuma instituição para gestão. As plantas para embelezar os 1,7 quilómetros de estrada estão a secar, dando uma imagem de abandono.Um cenário que incomoda os operadores turísticos bem como os moradores de Santa Maria, que apelam a quem de direito no sentido de intitular uma entidade para cuidar da nova via urbana, evitando assim a morte prematura da jóia da coroa do turismo salense. “Esta avenida mudou todo o perfil urbanístico da cidade de Santa Maria. Temos uma cidade mais bonita, mas se deixarem as plantas morrer acabará todo o seu encanto”, lamenta um agente turístico.Mais, dizem os operadores, a Avenida dos Hotéis ainda não oferece todos os serviços prometidos. “Ela foi desenhada tanto para a circulação de veículos como para as pessoas. Anunciaram que ao longo da avenida iam ser implantados quiosques para promover o empreendedorismo e aumentar o movimento. Já está na hora de se lançar concursos para que no Verão tenhamos estes serviços para oferecer aos turistas. As receitas arrecadadas ajudariam na manutenção da estrada”, sugerem.A mesma opinião partilha-a o presidente da Câmara do Turismo, para quem toda a área que não está sob a alçada do município do Sal deve ser gerida urgentemente por uma instituição privada, “para que não haja mais uma vez o enforcamento do sector”. Entretanto, GR defende que a solução deste e de outros problemas da cidade turística desaparecerão quando for criado o município de Santa Maria. Os problemas de Santa Maria, de sua praia e da Avenida em particular seriam resolvidos e passaríamos a tirar mais e melhor proveito do turismo" Fonte JORNAL A SEMANA DE CABO VERDE.

Sem comentários:

Enviar um comentário