sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

VALE MOÇAMBIQUE - EXTRAIU 620 MIL TONELADAS DE CARVÃO EM MOATIZE TETE ATÉ DEZEMBRO 2011


"Vale Moçambique extraiu até Dezembro 620 mil toneladas de carvão . 06/01/2012 A Vale Moçambique, concessionárias das  620 minas de Moatize, na província de Tete produziu, até Dezembro, cerca de 620 mil toneladas de carvão. Segundo informações prestadas ontem ao Primeiro-Ministro Aires Ali, desta quantidade apenas 140 mil toneladas do produto é que foram exportadas, através do Porto da Beira.No âmbito da visita que vinha efectuando à província de Tete, o Primeiro-Ministro escalou esta quinta-feira instalações da Vale, onde se inteirou do processo de funcionamento daquele empreendimento que desde o ano passado está a explorar e a exportar carvão mineral.
Na ocasião, o governante apelou aos gestores da empresa no sentido de transmitir a sua experiência e contribuir para a formação do pessoal moçambicano em várias áreas, incluindo a produção agrícola.“Apercebi-me de uma maior apropriação do projecto pelos moçambicanos. A equipa de geólogos que fez a apresentação do funcionamento da mina é constituída por jovens moçambicanos que começam a revelar maturidade no domínio técnico”, disse Aires Ali.Cabe ao Governo, segundo Aires Ali, envidar esforços para que a população interiorize que a Vale é uma das realizações do povo, e, por essa razão, todos devem trabalhar para criar condições para o seu desenvolvimento.
“Vocês, técnicos moçambicanos e brasileiros, têm a tarefa de criar condições para que a população não fique alheia ao projecto. É preciso entender que o sucesso desta empresa assim como de outras que estão a emergir depende essencialmente da colaboração e inteiração com a população”, frisou.No que diz respeito à formação, o governante pediu à Vale para apoiar o Governo da província e do país na materialização das acções previstas a curto, médio e longo prazos, neste capítulo.“Os agricultores, principalmente ligados à produção agro-pecuária, estão a precisar de um apoio em vários domínios quer de insumos e factores de produção quer em transmissão de tecnologias avançadas para puderem melhorar a produtividade. Devem prestar atenção especial a estes programas que servem de impulsos para levar as comunidades a um desenvolvimento equilibrado”, afirmou o Primeiro-Ministro. Entretanto, Aires Ali visitou igualmente as instalações da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), na vila de Songo, onde recebeu do Conselho de Administração um informe sobre o actual funcionamento da empresa e os projectos inseridos no âmbito da modernização daquela infra-estrutura, com vista à produção de energia limpa e fiável." Fonte Rádio Moçambique.





Sem comentários:

Enviar um comentário